Mudanças Climáticas: impactos e cenários para a Amazônia
Publicado em
Com a criação do Painel Intergovernamental de mudanças climáticas (IPCC), em 1988, a ciência climática progrediu geometricamente e confirmou a hipótese de que as alterações climáticas estão de fato acontecendo com forte influência de ações antrópicas.
A mudança climática já está acontecendo e já está produzindo impactos, e quanto maior for o aquecimento, maiores serão os impactos futuros e riscos que a humanidade vai enfrentar, incluindo a possibilidade de danos irreversíveis em ecossistemas, na biodiversidade, na produção agrícola e na economia e sociedade em geral. A inclusão efetiva de adaptação às mudanças de clima pode ajudar a construir uma sociedade mais resiliente no médio prazo.
Na Amazônia, o aquecimento observado desde 1949 até 2017 varia de 0,6 a 0,7oC, segundo várias fontes de dados de temperatura. Ainda que existam algumas diferenças sistemáticas, todas as fontes apontam para aquecimento maior nas últimas décadas, sendo o ano 2017 o mais quente desde meados do Século 20.
Referência: José A. Marengo; Carlos Souza Jr. Mudanças Climáticas: impactos e cenários para a Amazônia. São Paulo, dez. 2018.