midiateca
Melhor prevenir: Olhares e saberes para a redução de risco de desastre
Publicado em
Interconexões. Práticas colaborativas. Ideias e ações baseadas em valores. Corresponsabilização. Estas são algumas ideias-chave que fundamentam
esta publicação, cujo objetivo é estimular o engajamento em ações focadas na prevenção de desastres, além de divulgar conhecimentos que fortaleçam novas formas coletivas de pensar e enfrentar problemas socioambientais.
Em 4 capítulos aborda a importância da cultura e da participação para uma educação preventiva; o contexto nacional e global sobre a gestão de riscos; metodologias e ferramentas que contribuem para a prevenção de desastres; experiências e aprendizados relacionados a desastres em diferentes regiões do Brasil.
Esta publicação é resultado de um trabalho colaborativo desenvolvido pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Wageningen University (Holanda), a Universidad de Alicante (Espanha), a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como parte do projeto “Culturas de Segurança e Estratégias em Zonas Urbanas Brasileiras face aos Desastres Naturais” (2015-2018), processo 88887.125271/2015-00.
O livro está disponível em pdf pelo link:http://www.iee.usp.br/sites/default/files/Melhor%20prevenir_ebook2.pdf
Referência: Melhor prevenir: Olhares e saberes para a redução de risco de desastre [recurso eletrônico]. Organizadores: Samia Nascimento
Sulaiman e Pedro Roberto Jacobi – São Paulo: IEE-USP, 2018.