Estado da arte da pesquisa em educação ambiental no Brasil (1981-2020): meta-análises e narrativas de um campo complexo e plural - Cemaden Educação
  • Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta
midiateca

Estado da arte da pesquisa em educação ambiental no Brasil (1981-2020): meta-análises e narrativas de um campo complexo e plural

Publicado em 19/12/2024

Compartilhe:

É com grande satisfação que a equipe de pesquisadores do Projeto Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil (Projeto EArte) apresenta, nesta coletânea, os resultados da investigação que vem sendo realizada, desde 2008, a partir de uma iniciativa e contexto interinstitucionais. O projeto tem como objetivo geral analisar e compreender a instigante diversidade da pesquisa no campo da Educação Ambiental (EA) no Brasil por meio de estudos do estado da arte, identificando, catalogando e analisando sob diferentes perspectivas os trabalhos concluídos por alunos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, e que vêm sendo concluídos no Brasil desde 1981, ano das primeiras defesas no campo. São vários os resultados mais concretos desses esforços que vêm sendo empreendidos por essa equipe, que reúne pesquisadores de oito diferentes instituições públicas de ensino superior do país. O primeiro deles se concretiza pela disponibilização – à comunidade de educadores(as) ambientais, pesquisadores(as) e ambientalistas interessados(as) no campo – de um banco de dados do qual constam 6.128 teses e dissertações em EA, defendidas entre 1981 e 2020, disponíveis na Plataforma Fracalanza (www.earte.net) e abrangidas, em seu conjunto, pelos estudos quali-quantitativos desta coletânea. Esse banco de dados e os estudos realizados pelo Projeto EArte apresentados nesta coletânea congregam, portanto, quarenta anos de pesquisa em EA, no Brasil, no âmbito da pós-graduação stricto sensu.

A obra é publicada pela Editora da Faculdade de Educação da Unicamp e pode ser consultada e baixada gratuitamente em PDF pelo endereço:

https://editora.fe.unicamp.br/index.php/fe/catalog/book/EducacaoAmbiental

Referência: Estado da arte da pesquisa em educação ambiental no Brasil (1981-2020: meta-análises e narrativas de um campo complexo e plural / [organizadores] Luiz Marcelo de Carvalho, Jorge Megid Neto. – Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2024.

Veja mais conteúdos midiateca

  • Livros
Com-Vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
O caderno foi elaborado pela equipe do Cemaden Educação (Cemaden/MCTI) e lançado pelos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da ...
Publicado em 16/07/2025
PREVENÇÃO DE DESLIZAMENTOS SE APRENDE NA ESCOLA
  • Artigos
PREVENÇÃO DE DESLIZAMENTOS SE APRENDE NA ESCOLA
As mudanças climáticas são uma realidade percebida em todo o mundo. Podem ter causas naturais ou consequências da ação humana. Nesta pesquisa teve se o objetivo de investigar a ...
Publicado em 09/07/2025
  • Livros
Cartilha – Curso de Agente Mirim de Proteção e Defesa Civil
A Cartilha do Curso de Agente Mirim de Proteção e Defesa Civil apresenta, de forma didática e acessível, conteúdos sobre mudanças climáticas, gestão de riscos e desastres, com foco ...
Publicado em 01/07/2025

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando