Estado da arte da pesquisa em educação ambiental no Brasil (1981-2020): meta-análises e narrativas de um campo complexo e plural
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É com grande satisfação que a equipe de pesquisadores do Projeto Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil (Projeto EArte) apresenta, nesta coletânea, os resultados da investigação que vem sendo realizada, desde 2008, a partir de uma iniciativa e contexto interinstitucionais. O projeto tem como objetivo geral analisar e compreender a instigante diversidade da pesquisa no campo da Educação Ambiental (EA) no Brasil por meio de estudos do estado da arte, identificando, catalogando e analisando sob diferentes perspectivas os trabalhos concluídos por alunos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, e que vêm sendo concluídos no Brasil desde 1981, ano das primeiras defesas no campo. São vários os resultados mais concretos desses esforços que vêm sendo empreendidos por essa equipe, que reúne pesquisadores de oito diferentes instituições públicas de ensino superior do país. O primeiro deles se concretiza pela disponibilização – à comunidade de educadores(as) ambientais, pesquisadores(as) e ambientalistas interessados(as) no campo – de um banco de dados do qual constam 6.128 teses e dissertações em EA, defendidas entre 1981 e 2020, disponíveis na Plataforma Fracalanza (www.earte.net) e abrangidas, em seu conjunto, pelos estudos quali-quantitativos desta coletânea. Esse banco de dados e os estudos realizados pelo Projeto EArte apresentados nesta coletânea congregam, portanto, quarenta anos de pesquisa em EA, no Brasil, no âmbito da pós-graduação stricto sensu.
A obra é publicada pela Editora da Faculdade de Educação da Unicamp e pode ser consultada e baixada gratuitamente em PDF pelo endereço:
https://editora.fe.unicamp.br/index.php/fe/catalog/book/EducacaoAmbiental
Referência: Estado da arte da pesquisa em educação ambiental no Brasil (1981-2020: meta-análises e narrativas de um campo complexo e plural / [organizadores] Luiz Marcelo de Carvalho, Jorge Megid Neto. – Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2024.