Enfrentar as mudanças climáticas: Plano Participativo de Icapuí
Publicado em
As ações do Projeto De Olho na Água, patrocinadas pelo Programa Petrobrás Socioambiental, foram relacionadas com variadas abordagens e avanços metodológicos voltadas, em seu conjunto de informações sistematizadas em 8 anos de atividades, para a elaboração do Plano Municipal para Enfrentar as Mudanças Climáticas (PMEMC) no município de Icapuí.
Com a participação de 188 representações comunitárias das 32 comunidades de Icapuí, da administração municipal, de pesquisadores, estudantes e professores, foram geradas importantes contribuições para a formulação de um plano interconectado com as diversas formas de ocupação e usos dos ecossistemas. E foram também definidos os vínculos entre as comunidades litorâneas e camponesas com a caracterização dos Serviços Ecológicos que dão suporte à sua qualidade de vida.
O diagnóstico socioambiental, a elaboração dos mapas temáticos, a análise da qualidade da água e dos organismos marinhos e estuarinos, amplamente utilizados pelas atividades extrativistas, proporcionaram informações locais que definiram as ações e medidas para a gestão socioambiental do município.
Referência: Antonio Jeovah de Andrade Meireles et al.. Enfrentar as mudanças climáticas: Plano Participativo de Icapuí.1 . e d . – Fortaleza , CE : Fundação Brasil Cidadão, 2020.