É Fogo! Guia de atividades - Cemaden Educação
  • Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta
midiateca

É Fogo! Guia de atividades

Publicado em 28/11/2023

Compartilhe:

Com o objetivo de promover o engajamento da ciência cidadã, a formação de jovens pesquisadores e a conscientização da sociedade sobre os riscos e impactos dos incêndios florestais na Amazônia, o Projeto MAP-FIRE propôs um conjunto de atividades educacionais para serem desenvolvidas com a comunidade escolar (representadas pelos professores, estudantes, familiares, populações do entorno das escolas e órgãos locais). O resultado deste trabalho foi a produção do e-book “É Fogo!”, um guia de atividades para serem desenvolvidos em sala de aula, com um referencial teórico, que apresenta o estado da arte do conhecimento científico sobre essa temática, traduzido para uma linguagem acessível para auxiliar os professores no preparo das aulas.

O livro visa promover, de forma prática e com metodologias científicas adaptadas para jovens estudantes, a capacidade transformadora do entendimento de um problema que faz parte do cotidiano das populações amazônicas – o fogo – utilizando estratégias de produção, coleta e disseminação de dados e informações gerados pela comunidade escolar. O intuito é valorizar o potencial e a importância da comunidade escolar em contribuir para a mudança do cenário de ameaças e impactos que as queimadas e incêndios florestais impõem cada vez mais às comunidades e à floresta amazônica.

Organizado pelos pesquisadores Yara Araújo Pereira de Paula, Gleiciane de Oliveira Pismel, João Bosco Coura dos Reis e Liana Oighenstein Anderson, esta última coordenadora do Projeto MAP-FIRE, ligado ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e com apoio do Programa Cemaden Educação, o livro reúne o trabalho e o conhecimento gerado por outros diversos pesquisadores de diferentes instituições e países, além de educadores da região amazônica. O Projeto e o livro, apresentado em Português e Espanhol, contaram com o financiamento do Inter-American Institute for Global Change Research – IAI.

Sobre o livro

O livro foi pensado inicialmente para ser aplicado em alunos do ensino fundamental II e médio, contudo pode ser adaptado para alunos do fundamental I, educação infantil e também a outras instituições e públicos, como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, brigadistas, comunidades tradicionais e demais interessados.

O conteúdo do livro tem como foco os riscos de desastres associados à ocorrência de queimadas e incêndios florestais na Amazônia, que são causados pelo homem. Neste bioma, o fogo ocorre como parte do processo da queima do lixo urbano e em terrenos baldios, e no meio rural, é utilizado para o manejo da agricultura e durante o processo de desmatamento, estes dois últimos processos acabam por impactar as florestas no entorno, provocando os incêndios florestais. Nos últimos 40 anos, a Amazônia se tornou cerca de 1º C mais quente e houve uma redução de chuvas de cerca de 17% nos meses de Agosto a Outubro, o que deixou o ambiente mais flamável. As projeções das mudanças climáticas apontam para uma intensificação de secas extremas, sendo portanto primordial coibir a ignição do fogo para evitar grandes desastres. Com isso, o livro traz o entendimento que a educação e a comunidade escolar são as bases transformadoras para a redução do risco de desastres.

O livro está dividido em 4 módulos: de escolha (Fase 1), introdutório (Fase 2), módulo prático (Fase 3) e módulo de disseminação e conclusão (Fase 4). O módulo de escolha apresenta a proposta de cronograma e como as atividades podem ser implementadas no ambiente escolar. O módulo introdutório apresenta os conceitos teóricos da ementa, as implicações do seu desenvolvimento e propõe a aplicação de um questionário e a avaliação dos seus resultados. O módulo prática propõe atividades a serem desenvolvidas pela comunidade escolar, como o uso da história oral, cartografia social, como monitorar a região de sua escola, assim como o uso de atividades ligadas ao cinema e teatro. Enquanto o quarto módulo trata do encerramento das atividades com a disseminação e conclusão da disciplina eletiva.

Ainda é possível ter acesso a um referencial teórico sobre o tema, abordando tudo o que o professor precisa saber para ter segurança na aplicação das atividades. O referencial explica sobre pontos importantes relacionados ao fogo na Amazônia, por exemplo sobre o que, por que e quando queima. Sobre os efeitos que a degradação ambiental e as mudanças climáticas possuem sobre a frequência e intensidade dos incêndios florestais, assim como o impacto na saúde das florestas, na saúde humana e os impactos na economia.

 O livro está disponível de forma gratuita através do endereço eletrônico: https://www.researchgate.net/publication/356616987_E_Fogo_Guia_de_atividades

Mais informações sobre o livro, como ter acesso, como utilizá-lo, entrem em contato com os organizadores: Liana Anderson (liana.anderson@cemaden.gov.br), Yara de Paula (depaula.yap@gmail.com), Gleiciane Pismel (gleicianepismel2@gmail.com) e João dos Reis (joaodosreis89@gmail.com).

  • Baixar (E_fogo-guia_de_atividades-1.pdf)

Veja mais conteúdos midiateca

Publicações Periferias
  • Sem Categoria
Publicações Periferias
Planos Comunitários de Redução de Riscos e Adaptação Climática: Conceitos, Potencialidades e Perspectivas https://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosPeriferias/ArquivosPDF/PCRA_portugues.pdf SBN Soluções Baseadas na Natureza nas Periferias https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/publicacoes/arquivos/arquivos/periferias/SBNnasPeriferias.pdf Periferias sem Risco https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/publicacoes/arquivos/arquivos/CARTILHA2_FINAL_ESPELHADO_LOGO_ATUAL.pdf Guia para Planos ...
Publicado em 13/05/2025
Aventura Socioambiental – Efeitos do Fogo na Natureza
Compreender os efeitos do fogo sobre a fauna, a flora e os seres humanos, a importância do fogo no bioma Cerrado e como a ação humana (e as mudanças ...
Publicado em 08/05/2025
  • Livros
Educação em clima de riscos de desastres
Livro do Programa Cemaden Educação. É uma publicação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden com o apoio do Programa Ciência na Escola (uma ...
Publicado em 06/05/2025

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando