Diálogos de saberes e fazeres: uma releitura dos 25 anos da trajetória da educação ambiental brasileira
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A Coordenação Geral e os 213 membros das comissões do IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental expressam a sua gratidão aos 130 convidados, aos facilitadores das 51 redes da malha da rede Brasileira de Educação Ambiental – especialmente das redes Sul Brasileira (REASul), Paranaense (REA-PR) e Linha Ecológica -, aos 263 pontos focais da sociedade civil, aos membros do Comitê Assessor do Órgão Gestor (DEA-MMA e CGEAT-MEC), e das CIEAS, dos núcleos do ICMBio, dos grupos de pesquisa das Universidades, todos unidos pela ideia força, e o compromisso de promover, de forma dialógica e participativa esse histórico evento. Esse coletivo formado por gestores governamentais e membros da sociedade civil assumiram a responsabilidade pela mobilização e organização das discussões em torno da revisão do Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA, bem como do diagnóstico dos programas estaduais e municipais, base de nossa política pública em Educação Ambiental no país. Mais do que discursos e críticas, o IX FBEA e IV ECEA, os autores e autoras que produziram os capítulos e artigos desse livro compartilham uma herança de parte dos saberes, fazeres e valores apresentados e discutidos nas jornadas, mesas e encontros. Eles e elas criticam, mas também apontam caminhos; apresentam, revisam e discutem estratégias para as questões socioambientais ligadas aos temas do Fórum, e também assumem com os educadores e educadoras ambientais uma série de compromissos para que a Educação Ambiental crítica e transformadora, inspirada e renovada pela revisitação do ProNEA, do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e fortalecimento das políticas públicas do campo ambiental que fazem interface com a de Educação Ambiental, realmente se traduzam na formação de comunidades de aprendizagem que atuem na transição das instituições e comunidades para se tornarem verdadeiros espaços educadores sustentáveis, potencializando o diálogo, a reflexão e ação, pela práxis, e com o compromisso da construção de Sociedades Sustentáveis.
Referência: GUERRA, Antonio Fernando Silveira; FIGUEIREDO, Mara Lúcia. (Org). Diálogos de saberes e fazeres: uma releitura dos 25 anos da trajetória da educação ambiental brasileira. São José : ICEP, 2017. Disponível em: https://www.icepsc.com.br/ebook_livro.php?li=9 Acesso em 29 jun. 2024.