Detetive climático: caderno do/da educador/educadora
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Este trabalho faz parte dos instrumentos Educacionais Detetive Climático um resultado do “Projeto de Pesquisa Participativa em Ação:Educação para Justiça Climática no Vale do Ribeira”, desenvolvido pelo NOSS EACH USP, com fomento internacional Climate-U, sob coordenação do INCLINE USP.
O objetivo central é contribuir para que a escola se transforme em um epicentro estratégico na promoção da justiça climática, criando subsídios e inspirando educadores e educadoras para que sejam difusores de conhecimento para ação climática e, consequentemente, para que os estudantes se tornem agentes centrais para mudança de suas comunidades. A estratégia metodológica do Detetive Climático é baseada na educação dialógica de Paulo Freire, aprendizagem significativa e a Ciência Cidadã. Incluem atividades participativas e reflexão individual.
Com o Detetive do Climático, os estudantes tornam-se protagonistas da produção de conhecimento sobre a injustiça climática em seu território a partir de sua própria experiência e memória coletiva. Trata-se de um recurso pedagógico, que visa aprimorar e integrar a experiência de aprendizagem do aluno para pode promover um processo significativo de ensino-aprendizagem. As atividades do detetive climático fazem com que os alunos explorem e discutam a partir de seu território, lugar de vida, convivência e relações sociais.
Acesse o link a seguir: https://sites.usp.br/nosseduclima/o-detetive-climatico/
Referência: Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias; Ana Beatriz Nestlehner Cardoso de Almeida (Orgs.). ;Ana Beatriz Nestlehner Cardoso de AlmeidaAmanda CsehIsabela Carmo CavacoAlineda Conceição GomesSylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias (Autoras.) Detetive climático: Caderno do/da educador/educadora. São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2024 DOI 10.11606/9786588503676