Ciência cidadã em redução de risco de desastres socioambientais e com testagem de aplicativo móvel: o caso do projeto WPD++
Publicado em
Em tempos de mudanças climáticas, com aumento da frequência e intensidades dos eventos extremos que favorecem os desastres, é importante promover a participação social na gestão de riscos. O projeto “Dados à prova d’água: aplicativo e ciência cidadã – polinização nas escolas e defesas civis” (WPD++ sigla em inglês) visa possibilitar a estudantes e cidadãos melhorar a autoproteção, colaborar com órgãos públicos e com a resiliência das comunidades. Durante 4 meses, ocorreu a formação de professores/as e integrantes de defesas civis na testagem de metodologia de polinização em ciência cidadã e do aplicativo (APP) móvel denominado “Dados à Prova d’Água”. O APP recebe e compartilha dados originários da população, e dados técnicos de origem governamental com foco na prevenção de riscos de inundações e alagamentos. O projeto envolveu 21 polinizadores(as) que arregimentaram 243 participantes/pesquisadores locais (estudantes, integrantes de defesas civis e cidadãos), que monitoraram as chuvas em pluviômetros de garrafas pet em suas casas e compartilharam os dados por meio do APP.
Referência: OLIVATO, Débora: TRAJBER, Rachel: CUNHA, Maria Alexandra: LIPPI, Adriana: VELLOSO, Maria Francisca Azevedo.. Ciência cidadã em redução de risco de desastres socioambientais e com testagem de aplicativo móvel: o caso do projeto WPD++.. In: Anais do II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. Anais…São Paulo(SP) online, RBCC, 2022. Disponível em: https//www. https://www.even3.com.br/anais/iwdrbdcc2022/496136-ciencia-cidada-em-reducao-de-risco-de-desastres-socioambientais-e-com-testagem-de-aplicativo-movel–o-caso-do-pro/ . Acesso em: 14 maio. 2024.