O prazo para as inscrições para o Futuras Cientistas foi prorrogado! As interessadas em realizar uma imersão científica poderão se cadastrar até o dia 16 de setembro. E uma das oportunidades será com o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden. 

Trata-se de um programa que incentiva meninas e professoras da rede pública estadual a explorarem as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, realizado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – Cetene, vinculado ao MCTI. Com atividades práticas e transdisciplinares, a iniciativa busca promover a equidade de gênero no meio científico. São oferecidas 470 vagas e uma bolsa-auxílio de R$600,00 reais. E o Cemaden está, por mais um ano, promovendo um projeto alinhado ao tema na região Sudeste.

Em linha com o compromisso da ONU, com a igualdade de gênero, o Futuras Cientistas atua para que mais meninas e mulheres possam construir carreiras de sucesso nas áreas de Ciências Exatas, Computação e Engenharias. Isso para buscar maior equilíbrio entre os dados que apontam para uma ausência grave dessa população em tais áreas ao longo dos anos, alcançando, assim, um futuro mais justo e equitativo.

O acesso à educação é importante no processo de superação das desigualdades de raça e de classe social. E o incentivo e a representatividade são essenciais neste caminho para sociedades mais sustentáveis. Por este motivo, o Cetene acolhe projetos de diferentes instituições pelo Brasil desde 2012 e é neste contexto que o Cemaden vai promover uma imersão científica que terá início em janeiro de 2025.

Meninas e mulheres na redução do risco de desastres das comunidades

O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden participa do Programa Futuras Cientistas com o seguinte projeto: “Toda menina pode se tornar uma cientista que monitora o risco, emite alertas e contribui com a redução do risco de desastres em sua comunidade”. A imersão vai ocorrer em formato remoto, promovendo uma aproximação entre as participantes e as pesquisadoras do Cemaden. 

A programação do curso conta com conhecimentos básicos e treinamento sobre o funcionamento de um sistema de alerta de desastres a partir do estudo de quatro componentes: conhecimento do risco, monitoramento, comunicação e resposta. Conceitos como: Sistemas de Alerta Centrado nas Pessoas e Ciência Cidadã são a base de todo o programa criado pelo Cemaden. 

O objetivo é desenvolver capacidades científicas, tecnológicas e de inovação nas participantes, incentivando-as a se tornarem multiplicadoras nas comunidades em que estão inseridas. Por isso, as participantes vão receber também treinamento específico para a comunicação científica e para a criação de projetos – temas que vão de encontro com a missão do Programa Cemaden Educação. 

Em breve, o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – Cetene, responsável pela seleção, vai divulgar a lista com as selecionadas! Toda a equipe do Programa Cemaden Educação está ansiosa para conhecê-las e compartilhar conhecimentos com as futuras cientistas do País!