Cemaden Educação Digital: caminhos de formação na prevenção de riscos de desastres
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Há 10 anos o Cemaden Educação (CEdu) atua junto a escolas e comunidades e em parceria com diversas instituições. A equipe de pesquisadores/as reuniu múltiplas experiências, produziu materiais pedagógicos e criou tecnologias sociais. O acompanhamento dos trabalhos realizados ao longo de uma década, proporcionaram um repertório significativo sobre o tema da Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD).
Nesses tempos, cada vez com maior intensidade, surgiram novas dinâmicas envolvendo a educação e a comunicação, pois atualmente as pessoas têm acesso à informação para produzir conhecimentos de forma individual e coletiva, ao navegar por diferentes redes na internet. Assim, o CEdu passou a trabalhar na criação do seu primeiro curso a distância, no âmbito do “Projeto Com-Ciência participativa para a redução das vulnerabilidades, proteção e prevenção de riscos e desastres no Brasil: ampliação do Programa CEMADEN/MCTI Educação”. O objetivo é ampliar a abrangência do Programa, tornando acessível conceitos e estratégias educacionais participativas na construção de conhecimentos e intervenções transformadoras. Poderão participar professores/as e estudantes dos anos finais do ensino fundamental ao superior, agentes de defesa civil, saúde, meio ambiente, gestores/as e servidores/as públicos, integrantes de coletivos e movimentos sociais, e membros/as de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Cemaden Educação Digital: espaço de ensino-aprendizagem em ERRD na internet
Esse primeiro curso à distância constitui um movimento na direção do aperfeiçoamento do espaço Cemaden Educação Digital, um canal dinâmico para estabelecer processos de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais, a partir da mescla de várias mídias, como podcasts, vídeos, textos, imagens e outros, para organizar e socializar saberes, promover interação e colaboração individual e coletivamente a partir da mediação das ferramentas da internet.
Nessa modalidade, os diálogos sobre ERRD vão envolver, gerar e compartilhar conhecimentos científicos, habilidades e competências digitais, midiáticas e informacionais de forma livre, colaborativa, a partir do conceito de Ciência Cidadã. Isso significa viabilizar engajamento em atividades educativas para grupos e comunidades mais vulneráveis que, em geral, não têm acesso a informações qualificadas sobre um tema tão relevante e que afeta o seu dia a dia.
O Cemaden Educação Digital já disponibiliza uma variedade de materiais em sua Midiateca. Agora, a ideia é lançar três cursos na modalidade à distância em parceria com a Kukka EdTech – uma startup que desenvolve trilhas digitais de aprendizagem.
A montagem das trilhas digitais já foi iniciada!
A equipe do CEdu já concluiu as primeiras gravações de videoaulas a serem disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem do Programa Cemaden Educação. Entre os/as pesquisadores/as que compartilharam conhecimentos até aqui, estão: Rachel Trajber, coordenadora do Programa; o sociólogo Victor Marchezini e a geógrafa Silvia Saito, ambos pesquisadores/as do Cemaden, falando sobre Percepção e Redução de Riscos de Desastres Socioambientais.
Entre os/as convidados/as especiais, estão: a ecóloga e pesquisadora Patrícia Matsuo (USP), co-autora da campanha #AprenderParaPrevenir; Regina Panceri, gerente de Pesquisa e Extensão na Defesa Civil de Santa Catarina; Isabela Kojin, especialista em educação ambiental do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA; entre outros. E muitos outros nomes estarão envolvidos!
Já na sessão ‘bate-papo com Rachel Trajber’, será possível conferir a participação dos cientistas Carlos Nobre (idealizador do Cemaden e do Cemaden Educação) e José Marengo (coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden). Na ocasião comentaram sobre o papel fundamental da educação no enfrentamento da mudança/ emergência climática e sua relação com o aumento dos desastres socioambientais.
Sobre os cursos
O primeiro curso adota uma abordagem predominantemente teórica e conceitual, com foco no embasamento, exploração e compreensão dos princípios teóricos da Educação em Redução de Riscos de Desastres e Educação Ambiental Climática. Abrange conceitos fundamentais relacionados à temática, tais como percepção, prevenção e adaptação aos riscos de desastres socioambientais, vulnerabilidade, sustentabilidade e resiliência, dentre outros. Além disso, busca estabelecer conexões entre as políticas públicas e o papel da educação no enfrentamento da emergência climática, especialmente em relação ao aumento dos eventos extremos.
O segundo e terceiro cursos têm caráter teórico-prático. Apresentam a metodologia Ciência Cidadã e da Ciência Participativa, seguida de atividades educativas mãos-na-massa: as Jornadas Pedagógicas. Estes são caminhos formativos de aprendizagem e investigação-ação-participativa sobre Educação em redução de riscos de desastres hidro e geológicos. Tem como objetivo apresentar métodos e tecnologias participativas para que as pessoas possam desenvolver atividades de pesquisa, diagnóstico, monitoramento e intervenção no local onde vivem, além de instituir espaços de ensino-aprendizagem e mobilização coletiva.
Os três cursos são independentes, entretanto, o primeiro é o que dá uma boa base para maior compreensão dos outros dois.
As inscrições estarão abertas em breve!
Os três cursos estarão disponíveis gratuitamente e serão oferecidos, ainda em 2024. Para receber mensalmente nossos conteúdos e novidades, ter acesso aos cursos, esclarecer dúvidas, assim como enviar e compartilhar suas ações e iniciativas, basta fazer parte da Rede CEdu! Faça sua inscrição aqui. Vem pra rede!
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