O Cemaden Educação convida as instituições que atuam com projetos de ERRD – Educação em Redução de Riscos de Desastres – a se engajarem na Campanha #AprenderParaPrevenir. Esta é uma temática emergente e emergencial, para a criação de uma cultura de percepção de risco de desastres socioambientais e o enfrentamento das mudanças climáticas.
Esse ano, as inscrições para a Campanha #AprenderParaPrevenir serão realizadas de 1º a 31 de outubro – mês Internacional da Redução de Desastres Naturais / Organização das Nações Unidas (ONU).
Reduzindo o risco de desastres: ações educativas em tempos de mudanças climáticas.
Nas últimas décadas, muitos esforços científicos têm sido feitos para identificar os possíveis impactos das mudanças climáticas na sociedade. As pesquisas mostram alterações na frequência e intensidade de eventos extremos como tempestades, secas prolongadas, vendavais, entre outros. Os impactos são desastrosos para as comunidades mais pobres que geralmente se concentram em áreas de maior risco e, portanto, são mais frágeis e vulneráveis a essas mudanças.
Diante disso, vários acordos internacionais (ver referências abaixo) recomendam prioridade e urgência de ações socioeducativas para a prevenção e redução de riscos de desastres. Inclusive, a Campanha #AprenderParaPrevenir foi criada para lembrar o Dia Internacional da Redução de riscos de Desastres das Nações Unidas, em 13 de outubro.
O Brasil encontra-se entre os países do mundo mais atingidos por inundações e enchentes. No período de 1960 a 2008 foram 5720 mortes e mais de 15 milhões de pessoas afetadas – desabrigados/desalojados, conforme (EM-DAT, 2009). Em um levantamento recente (2018), a partir do cruzamento de dados do INEP/MEC com as áreas de riscos em 957 municípios monitorados pelo Cemaden, foram identificadas 2.443 escolas em área de risco alto e muito alto de inundações e deslizamentos de encostas.
Neste ano, o tema da Campanha de 2019 foi proposto para aumentar a percepção desses riscos, em especial nas áreas mais suscetíveis, e gerar projetos e ações educativas locais que envolvam o conhecimento das causas e efeitos dos eventos extremos.
É a educação contribuindo para difusão de uma cultura de redução de riscos de desastres em tempos de mudanças climáticas (consulte Conceitos Básicos).
3.1. Objetivo geral
Promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre ERRD no âmbito das comunidades escolares.
3.2. Objetivos específicos
A participação na campanha se dá por adesão voluntária.
ETAPAS | PERÍODOS |
1 – Realização da campanha | 01/07/2019 a 01/11/2019 |
2 – Inscrições dos projetos educativos | 01/10 a 15/11 |
3 – Prazo final de envio | 15/11/2019 (meia noite – Horário de Brasília) |
4 – Análise dos projetos educativos | 18/11 a 26/11/2019 |
5 – Sorteio dos prêmios | 04/12/2019 |
6 – Divulgação dos resultados | 04/12/2019 |
7 – Envio dos certificados digitais | A partir de 05/12/2019 |
8 – Assinatura do termo de doação dos prêmios | A partir de 05/12/2019 |
9 – Envio dos prêmios | Ano letivo de 2020 |
Serão consideradas cadastradas na Campanha somente as instituições que enviarem todas as informações solicitadas, abordando o tema e dentro do prazo.
As instituições com inscrições completas receberão um certificado digital a partir de novembro de 2019.
Serão doados:
A distribuição dos prêmios será realizada da seguinte forma:
PÚBLICOS | SORTEIO | MÉRITO | ||
Pluviômetro | Kit educativo | Kit educativo | Estação meteorológica | |
Escola | 01 | 03 | 01 | 01 |
Escola em município monitorado pelo Cemaden* | 01 | 03 | ||
Defesa Civil | 01 | 03 | 01 | 01 |
Defesa Civil em município monitorado pelo Cemaden* | 01 | 03 | ||
Universidades | 01 | 03 | 01 | 01 |
Universidade em município monitorado pelo Cemaden* | 01 | 03 | ||
Total | 06 | 18 | 03 | 03 |
*Consulte se sua instituição está em um município monitorado pelo Cemaden
9.1. Sorteio
A inclusão da Escola, Instituições de educação não-formal, Defesa Civil e Universidade na lista de sorteio dos kits educativos se baseará nos seguintes critérios:
9.2. Mérito
Além dos critérios acima, serão considerados na análise de mérito:
Os prêmios de mérito serão escolhidos por um comitê composto pelas instituições parceiras e equipe do Cemaden Educação.
As inscrições completas serão compartilhadas no site da Campanha e em outros meios de comunicação.
Referências
EM-DAT Banco de dados de emergência. OFDA / CRED – Escritório de Assistência a Desastres no Exterior dos EUA /Centro de Investigação sobre a Epidemiologia dos Desastres – Université Catholique de Louvain,
Bruxelas, Bélgica. Disponível em: http://www.emdat.be/ Database. Acesso em 2009.
Glossário: http://educacao.cemaden.gov.br/site/glossary/
Conceitos e Termos para a Gestão de Riscos de Desastres na Educação em: http://educacao.cemaden.gov.br/site/mediaLibrary/MTAwMDAwMDAwMTg=%20
Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais/ Organização das Nações Unidas (ONU) acesse a página oficial da The United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNISDR)
http://eird.org/americas/17/index.html#.WnR4Q66nG70
MARCHEZINI, V.; MUNOZ, V. A.; TRAJBER, R. Vulnerabilidade escolar frente desastres no Brasil. TERRITORIUM (COIMBRA). , v.25, p.161 – 177, 2018. http://impactum-journals.uc.pt/territorium/article/view/4549
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Escritório das Nações Unidas para a redução de riscos de desastres. O Marco de Ação de Hyogo 2005-2015: Construindo a resiliência das nações e comunidades frente aos desastres. 2005. Disponível em: https://fld.com.br/uploads/documentos/pdf/mah_ptb_brochura.pdf
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Escritório das Nações Unidas para a redução de riscos de desastres. Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030. 2015. Disponível em:
Para mais informações entrar em contato com a equipe organizadora:
Cemaden Educação
Telefone: (12) 3205-0172/0173