O Cemaden Educação convida as instituições que atuam com projetos de ERRD – Educação em Redução de Riscos de Desastres (Escolas, Instituições de educação não-formal, Defesas Civis, Universidades, entre outras) a se engajarem na Campanha de Mobilização #AprenderParaPrevenir. Esta é uma temática emergente e emergencial, para a criação de uma cultura de percepção de riscos de desastres socioambientais e o enfrentamento das mudanças climáticas.
A Campanha #AprenderParaPrevenir culmina em outubro – mês Internacional da Redução de Desastres Naturais / Organização das Nações Unidas (ONU).
Água [D+ ou D-] = Desastre ?
Vamos pensar juntos para responder a essa equação que tem uma pergunta provocativa:
3.1. Objetivo geral
Promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre ERRD no âmbito das comunidades escolares.
3.2. Objetivos específicos
1) incentivar o desenvolvimento de projetos educativos voltados à prevenção de riscos de desastres socioambientais relacionados com a água (excesso ou escassez);
2) mapear os projetos educativos realizados no Brasil sobre o tema prevenção de risco de desastres socioambientais, promovendo um espaço de divulgação para eles;
3) aproximar as Escolas, as Instituições de educação não-formal, as Defesas Civis e as Universidades.
A participação na campanha se dá por adesão voluntária.
ETAPAS | PERÍODOS |
1 – Lançamento da campanha | Dia da Terra – 22/04/2018 |
2 – Recebimento dos projetos educativos | 22/04 a 01/10/2018 |
3 – Prazo final de envio | 01/10/2018 (meia noite Horário de Brasília) |
4 – Análise dos projetos educativos | 02/10 a 24/10/2018 |
5 – Sorteio dos prêmios | 25/10/2018 (nova data!) |
6 – Divulgação dos resultados | Mês da RRD – 25/10/2018 |
7 – Envio dos certificados digitais | A partir de 01/11/2018 |
8 – Assinatura do termo de doação dos prêmios | A partir de 01/11/2018 |
9 – Envio dos prêmios | Ano letivo de 2019 |
As Escolas, Instituições de educação não-formal, Defesas Civis e Universidades devem se inscrever exclusivamente pelo formulário de participação, no site da Campanha. O formulário é composto por duas partes:
Serão consideradas cadastradas na Campanha somente as instituições que enviarem todas as informações solicitadas, abordando o tema e dentro do prazo.
As instituições com inscrições completas receberão um certificado digital a partir de novembro de 2018.
Serão doados:
As Escolas, Instituições de educação não-formal, Defesas Civis e Universidades (Projeto de Extensão) participantes serão selecionadas por meio de sorteio e serão entregues três prêmios de mérito. A distribuição dos prêmios será realizada da seguinte forma:
PROJETO E AÇÕES EDUCATIVAS EM ANDAMENTO | MÉRITO | |||
PÚBLICOS/PRÊMIOS | Pluviômetros | Kits | Pluviômetros | Kits |
Escolas | 05 | 05 | 01 | |
Defesas Civis | 02* | 02 | 01* | |
Universidades | 02* | 02 | 01 |
* Os pluviômetros doados para as Defesas Civis e Universidades deverão ser instalados nas escolas ou nas instituições de educação não-formal mencionadas no relato inscrito.
9.1. Sorteio
A inclusão da Escola, Instituições de educação não-formal, Defesa Civil e Universidade na lista de sorteio dos pluviômetros semiautomáticos do CEMADEN e dos kits educativos se baseará nos seguintes critérios:
9.2. Mérito
Além dos critérios acima, serão considerados na análise de mérito:
Os prêmios de mérito serão escolhidos por um comitê composto pelas instituições parceiras e equipe do Cemaden Educação.
As inscrições completas serão compartilhadas no site da Campanha e em outros meios de comunicação.
Desastres: quando pensamos em desastre geralmente relacionamos à destruição, seja de qual origem for. Um desastre traz perdas e danos às pessoas, ao meio ambiente (fontes de alimentação, água, saúde) e à infraestrutura (moradias, transportes) devido ao impacto de um perigo que ultrapassa a capacidade local de responder e atender às consequências.Risco de Desastre: Probabilidade de ocorrer a perda de vidas e danos materiais provenientes de desastres. Pode ser explicado em termos da equação (r=a.v), risco (r) é a relação entre duas variáveis, as ameaças (a) e as vulnerabilidades (v).Vulnerabilidade: Condições determinadas por fatores ou processos físicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, educacionais e ambientais, que aumentam a fragilidade de uma comunidade ao impacto de ameaças e deixam as pessoas mais expostas e sensíveis ao perigo.Inundação: transbordamento das águas de um curso d’água, atingindo a planície de inundação ou área de várzea. http://www.cemaden.gov.br/inundacao/Enxurradas: escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, provocado por chuvas intensas e concentradas. http://www.cemaden.gov.br/enxurrada/Deslizamentos de terra, escorregamentos, movimentos de massa: movimentos de solos, rocha e/ou vegetação sob o efeito da gravidade, geralmente agravados pela ação da água http://www.cemaden.gov.br/deslizamentos/Secas: fenômeno climático com período prolongado de baixa ou nenhuma pluviosidade http://www.cemaden.gov.br/secas/Incêndios florestais: queimadas de origem natural ou antrópica com destruição total ou parcial da vegetação florestal.Ressacas: elevação anormal do nível do mar provocada por ventos fortes sobre o oceano.Granizo: chuva de pedras, com precipitação de pedras de gelo.Desastres tecnológicos: eventos associados a acidentes tecnológicos ou industriais que podem causar perda de vidas, danos a propriedades, impactos socioeconômicos e degradação ambiental.Referências Glossário: http://educacao.cemaden.gov.br/site/glossary/ Conceitos e Termos para a Gestão de Riscos de Desastres na Educação em: http://educacao.cemaden.gov.br/site/mediaLibrary/MTAwMDAwMDAwMTg= Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais/ Organização das Nações Unidas (ONU) acesse a página oficial da The United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNISDR) http://eird.org/americas/17/index.html#.WnR4Q66nG70 |
Para mais informações entrar em contato com a equipe organizadora:
Cemaden Educação
Telefone: (12) 3205-0172/0173