Guia 2016 - Cemaden Educação

Guia 2016

#AprenderParaPrevenir

“Educação em prevenção de riscos de desastres”

CAMPANHA COM AS ESCOLAS PARA A DATA INTERNACIONAL DA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES

Guia de Orientações

 1. APRESENTAÇÃO

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 13 de outubro como o Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais. Outubro se tornou o mês de referência para que possamos refletir sobre os desastres socioambientais e somar esforços na construção e no fortalecimento de ações preventivas em diferentes escalas geográficas do planeta.

Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) por meio da Coordenadoria de Gestão de Educação Básica (CGEB), do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) e da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo (CEDEC) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)/Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação se uniram para promover uma campanha relâmpago: #AprenderParaPrevenir, com o tema “Educação em prevenção de riscos de desastres”.

As escolas estão convidadas a mostrarem suas práticas e ações desenvolvidas sobre prevenção e redução de riscos e desastres socioambientais e, para aquelas que pretendem iniciar agora, a compartilharem suas ideias e propostas para a proteção das comunidades escolares.

Para facilitar o acesso aos novos conhecimentos sobre os conceitos e termos relacionados à gestão de riscos e desastres e sua interface com a educação, e para apoiar o desenvolvimento de atividades na escola, recomendamos aos gestores, professores e alunos que consultem os materiais de apoio indicados pelas instituições organizadoras da Campanha.

2. OBJETIVO GERAL

Promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre Redução de Riscos e Desastres Socioambientais no âmbito das comunidades escolares, disponibilizando repertório, conteúdos e metodologias científicas utilizadas por órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Mobilizar  as escolas para a data  internacional da redução do risco de desastres naturais;
  • Incentivar práticas pedagógicas e ações educativas voltadas a prevenção de riscos de desastres socioambientais;
  • Mapear projetos e práticas pedagógicas realizadas na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo sobre o tema prevenção de risco de desastres naturais.
  • Mapear projetos e práticas pedagógicas realizadas em escolas de municípios monitorados pelo Cemaden.

4. PERÍODO DE REALIZAÇÃO

⇒ De 07 de outubro a 18 de novembro de 2016 (NOVO PRAZO).

4.1 Prazo de Envio dos trabalhos

⇒ Até 18 de novembro de 2016, à meia noite (ver detalhes de envio em 6.4).

5. PÚBLICOS

  • Escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º anos) e Ensino Médio da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.
  • Escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º anos) e Ensino Médio (das redes estaduais e municipais) localizadas em municípios monitorados pelo Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais em todo o território nacional. Para conhecer um pouco mais, recomendamos que acessem o link: http://www.cemaden.gov.br/municipios-monitorados/ (acesso em 04/10/2016).
  • Escolas parceiras do projeto Cemaden Educação.

6. COMO A ESCOLA PODE PARTICIPAR

A participação das escolas na campanha se dá por adesão voluntária.

Esta primeira campanha foi criada como um pretexto pedagógico para o envolvimento das escolas com a gestão de riscos e desastres socioambientais nos espaços da educação ambiental. Esta é uma temática emergente, e também emergencial, que traz consigo oportunidades de trabalho voltadas para a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades.

6.1 Relato das Ações

As escolas poderão compartilhar práticas pedagógicas realizadas em 2015 e 2016, ou criar uma nova ideia caso ainda não tenham, sobre o tema “Educação em prevenção de risco de desastres socioambientais”. Cada escola poderá enviar apenas 1 (um) relato, ou 1 (uma) ideia de um projeto novo sobre o tema, considerando os seguintes formatos:

Fotografia: de 1 a 3 fotos (no formato .jpeg) acompanhado de um texto de no máximo 10 linhas (em .pdf) com o relato da(s) ação(ões) e os resultado(s) alcançado(s).

Vídeo: de até 1 minuto (link do vídeo no YouTube) acompanhado de um texto de no máximo 10 linhas (em .pdf) com o relato da ação e o(s) resultado(s) alcançado(s).

Relato de ideia / projeto: texto de no máximo 20 linhas contendo descrição da ideia, objetivo, atividades e plano de ação com prazo previsto para execução.

6.2 Ficha Cadastral

A escola participante deverá preencher a Ficha Cadastral, no link https://goo.gl/145QoH com questões sobre a sua realidade socioambiental, e como tem lidado essa temática. As informações socializadas pelas escolas serão consideradas para o planejamento de futuras ações.

6.3 Autorização do Uso das Imagens e Declarção de Direitos Autorais

A escola deverá enviar também a Autorização de Uso das Imagens (Anexo 1)     e a Declaração de Direitos Autorais (Anexo 2) devidamente assinadas pelo(s)     responsável(is).

6.4 Envio da documentação completa

Todos os documentos devem ser enviados somente em formato digital até 18 de novembro de 2016, à meia noite da seguinte maneira:

Escolas Estaduais de São PauloOutras escolas
Enviar o relato das ações, a Ficha Cadastral online e em PDF (https://goo.gl/145QoH), a Autorização de Uso das Imagens (Anexo 1) e a Declaração de Direitos Autorais (Anexo 2) para o Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da sua região.Para mais detalhes para endereços e contatos:http://www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/index_diretoria.asp Enviar o relato das ações, a Ficha Cadastral online (https://goo.gl/145QoH), a Autorização de Uso das Imagens (Anexo 1) e a Declaração de Direitos Autorais (Anexo 2)  para o email do Cemaden Educaçãoeducacao@cemaden.gov.br 

 Informações adicionais:

  • Atente-se aos direitos autorais de materiais e imagens produzidos por terceiros quando do registro da sua ação .
  • É importante, para a efetividade dessas ações, a escola contar com a comunidade escolar (gestores, funcionários, professores, alunos, Com-Vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Grêmios Estudantis, colaboradores do Programa Escola da Família) e parceiros externos (Defesa Civil, Universidades, Câmaras Técnicas de Educação Ambiental dos Comitês de Bacia Hidrográfica, ONGs, Corpo de Bombeiros) entre outros.

7. CERTIFICAÇÃO

Todas as escolas que participarem desta campanha receberão um certificado concedido pelas instituições organizadoras no ano de 2016.

Além dos certificados, 3 (três) escolas participantes, com intencionalidade de realizarem práticas pedagógicas de prevenção, estarão concorrendo, por meio de um sorteio, a um pluviômetro semiautomático.

Importante: O critério para participação do sorteio dos pluviômetros é o preenchimento da ficha de cadastral indicando interesse em trabalhar com o pluviômetro e se está localizada em um município monitorado pelo Cemaden.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo (CEDEC), disponibilizará por meio de sorteio, um kit com materiais de apoio para 5 (cinco) escolas da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

A divulgação das escolas que receberão a doação dos 3 (três) pluviômetros e também dos kits com materiais de apoio será realizada até 30 de novembro por meio de um comunicado na página da campanha e correspondência oficial das instituições organizadoras.

8. DIVULGAÇÃO DOS REGISTROS DE AÇÕES

Os registros de ações serão organizados, cadastrados em um banco de dados e compartilhados periodicamente nos meios de comunicação (página de Internet, redes sociais, publicações, etc.) das instituições organizadoras, em especial, nos seguintes endereço eletrônicos:

Para mais informações entrar em contato com a equipe organizadora:

Secretaria de Estado da Educação: educacaoambientalseesp@gmail.com

Cemaden Educação: educacao@cemaden.gov.br

CEDEC: http://www.defesacivil.sp.gov.br/ por meio do Fale Conosco