#AprenderParaPrevenir
“Educação em prevenção de riscos de desastres”
CAMPANHA COM AS ESCOLAS PARA A DATA INTERNACIONAL DA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 13 de outubro como o Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais. Outubro se tornou o mês de referência para que possamos refletir sobre os desastres socioambientais e somar esforços na construção e no fortalecimento de ações preventivas em diferentes escalas geográficas do planeta.
Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) por meio da Coordenadoria de Gestão de Educação Básica (CGEB), do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) e da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo (CEDEC) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)/Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação se uniram para promover uma campanha relâmpago: #AprenderParaPrevenir, com o tema “Educação em prevenção de riscos de desastres”.
As escolas estão convidadas a mostrarem suas práticas e ações desenvolvidas sobre prevenção e redução de riscos e desastres socioambientais e, para aquelas que pretendem iniciar agora, a compartilharem suas ideias e propostas para a proteção das comunidades escolares.
Para facilitar o acesso aos novos conhecimentos sobre os conceitos e termos relacionados à gestão de riscos e desastres e sua interface com a educação, e para apoiar o desenvolvimento de atividades na escola, recomendamos aos gestores, professores e alunos que consultem os materiais de apoio indicados pelas instituições organizadoras da Campanha.
Promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre Redução de Riscos e Desastres Socioambientais no âmbito das comunidades escolares, disponibilizando repertório, conteúdos e metodologias científicas utilizadas por órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
⇒ De 07 de outubro a 18 de novembro de 2016 (NOVO PRAZO).
⇒ Até 18 de novembro de 2016, à meia noite (ver detalhes de envio em 6.4).
A participação das escolas na campanha se dá por adesão voluntária.
Esta primeira campanha foi criada como um pretexto pedagógico para o envolvimento das escolas com a gestão de riscos e desastres socioambientais nos espaços da educação ambiental. Esta é uma temática emergente, e também emergencial, que traz consigo oportunidades de trabalho voltadas para a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades.
As escolas poderão compartilhar práticas pedagógicas realizadas em 2015 e 2016, ou criar uma nova ideia caso ainda não tenham, sobre o tema “Educação em prevenção de risco de desastres socioambientais”. Cada escola poderá enviar apenas 1 (um) relato, ou 1 (uma) ideia de um projeto novo sobre o tema, considerando os seguintes formatos:
Fotografia: de 1 a 3 fotos (no formato .jpeg) acompanhado de um texto de no máximo 10 linhas (em .pdf) com o relato da(s) ação(ões) e os resultado(s) alcançado(s).
Vídeo: de até 1 minuto (link do vídeo no YouTube) acompanhado de um texto de no máximo 10 linhas (em .pdf) com o relato da ação e o(s) resultado(s) alcançado(s).
Relato de ideia / projeto: texto de no máximo 20 linhas contendo descrição da ideia, objetivo, atividades e plano de ação com prazo previsto para execução.
A escola participante deverá preencher a Ficha Cadastral, no link https://goo.gl/145QoH com questões sobre a sua realidade socioambiental, e como tem lidado essa temática. As informações socializadas pelas escolas serão consideradas para o planejamento de futuras ações.
A escola deverá enviar também a Autorização de Uso das Imagens (Anexo 1) e a Declaração de Direitos Autorais (Anexo 2) devidamente assinadas pelo(s) responsável(is).
Todos os documentos devem ser enviados somente em formato digital até 18 de novembro de 2016, à meia noite da seguinte maneira:
Escolas Estaduais de São Paulo | Outras escolas |
Enviar o relato das ações, a Ficha Cadastral online e em PDF (https://goo.gl/145QoH), a Autorização de Uso das Imagens (Anexo 1) e a Declaração de Direitos Autorais (Anexo 2) para o Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da sua região.Para mais detalhes para endereços e contatos:http://www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/index_diretoria.asp | Enviar o relato das ações, a Ficha Cadastral online (https://goo.gl/145QoH), a Autorização de Uso das Imagens (Anexo 1) e a Declaração de Direitos Autorais (Anexo 2) para o email do Cemaden Educaçãoeducacao@cemaden.gov.br |
Informações adicionais:
Todas as escolas que participarem desta campanha receberão um certificado concedido pelas instituições organizadoras no ano de 2016.
Além dos certificados, 3 (três) escolas participantes, com intencionalidade de realizarem práticas pedagógicas de prevenção, estarão concorrendo, por meio de um sorteio, a um pluviômetro semiautomático.
Importante: O critério para participação do sorteio dos pluviômetros é o preenchimento da ficha de cadastral indicando interesse em trabalhar com o pluviômetro e se está localizada em um município monitorado pelo Cemaden.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo (CEDEC), disponibilizará por meio de sorteio, um kit com materiais de apoio para 5 (cinco) escolas da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.
A divulgação das escolas que receberão a doação dos 3 (três) pluviômetros e também dos kits com materiais de apoio será realizada até 30 de novembro por meio de um comunicado na página da campanha e correspondência oficial das instituições organizadoras.
Os registros de ações serão organizados, cadastrados em um banco de dados e compartilhados periodicamente nos meios de comunicação (página de Internet, redes sociais, publicações, etc.) das instituições organizadoras, em especial, nos seguintes endereço eletrônicos:
Para mais informações entrar em contato com a equipe organizadora:
Secretaria de Estado da Educação: educacaoambientalseesp@gmail.com
Cemaden Educação: educacao@cemaden.gov.br
CEDEC: http://www.defesacivil.sp.gov.br/ por meio do Fale Conosco