Experiência para compreender e conhecer os tipos de solos.

Material necessário:

  • solo arenoso
  • solo argiloso
  • 1 peneira de jardim (opcional)

i.  Colete dois tipos de solo, um arenoso e outro argiloso, nas proximidades da escola e assim fazer algumas experiências para conhecê-los melhor. As descobertas e reflexões devem ser anotadas no caderno.

ii. Proceda a análise visual e de tato das amostras coletadas. 

– na análise visual, anote as diferenças possíveis de serem percebidas (cor, tamanho dos grãos, etc.).

– na análise de tato, manuseie cada tipo de solo ainda seco, perceba a consistência de cada um, a resistência com a pressão dos dedos e as diferenças entre eles, elasticidade. Anote.

iii. Peneire os 2 tipos de solos. 

– primeiro o arenoso. Reserve. Em seguida o argiloso.

– verifique as diferenças entre os solos ao peneirar – foi fácil ou difícil? percebeu a presença de agregado de solo?

iv. Umedeça cada tipo de solo e repita a análise de tato. Perceba a consistência dos solos fazendo uma cobrinha com as mãos. Com a pressão dos dedos sinta a resistência, elasticidade e outras diferenças entre o solo umedecido e o seco. 

v. Pesquise sobre os diferentes tipos de solos existentes no Brasil (exemplo: arenoso, argiloso, calcário, húmico…). 

  • Como os solos se formam e porque são diferentes?
  • Com base nessa pesquisa, você saberia dizer qual o tipo de solo predominante na área da sua escola?

vi. Como os seres humanos podem impactar na formação do solo?

– Foi encontrado algum fragmento artificial nas amostras coletadas (bituca de cigarro, plásticos, etc.)?