Cada cidadão(ã) pode colaborar na produção e difusão de dados na redução de riscos de desastres. Então, como podemos produzir dados de qualidade para serem  utilizados pela própria população e pelas agências governamentais?

O pluviômetro calibrado e instalado está pronto para colaborar com o monitoramento das chuvas e a prevenção do risco de desastres. Mas os dados fornecidos pelo pluviômetro só têm significado quando coletados regularmente, compartilhados com a comunidade e disponibilizados no App  Dados à Prova d´Água (ver tutorial no Protocolo 2). 

Com o uso do App a ciência cidadã entra em ação, pois compartilha os dados coletados pelo pluvipet entre as escolas e comunidades. Além disso, esses dados circulam nas instituições de pesquisa, como por exemplo o Cemaden, formando uma base de dados aberta, colaborativa e transparente.

i. Mais um passo para a Ciência Cidadã está em colocar o Protocolo 2 de orientações para o monitoramento das chuvas em ação com o objetivo de  prevenir os riscos de desastres:

ii. No App Dados à Prova d’Água você pode compartilhar dados como os do seu pluvipet com precipitação de chuva (em milímetros) a cada 24h; intensidade da chuva; áreas de alagamento; nível da água no leito do rio e comentários sobre a condição do tempo.

Para facilitar o registro e acompanhamento dos dados de chuva no App, disponibilizamos uma tabela de monitoramento que pode ser baixada aqui.