Vamos identificar, com o apoio do quadro abaixo, o tipo de ameaça externa a que a escola está exposta. Ameaça é a probabilidade de acontecer um evento natural, socioambiental ou antrópico (tecnológico) de certa magnitude ou força.

i. Divida a turma e distribua uma cópia da Tabela 1 (Avaliação dos tipos de ameaça) para os sub-grupos. Peça que apliquem a escala de cores (tipo “semáforo”) a seguir para valorar o grau de perigo a que a escola está exposta.

  • Peça que pesquisem e expliquem cada situação observada, onde é mais propenso acontecer e por que. Esta atividade oferece a oportunidade de se trabalhar no contexto da geografia cada um dos tipos de ameaça. Se desejarem, podem incluir fotos ou algum outro material que considerem importante e possa complementar suas análises.

Para saber mais: Conceitos e termos para a gestão de riscos de desastres na educação.

Tabela 1: Fontes de ameaça externa à escola.

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Questões para o debate:

  • O que gera esses eventos naturais?
  • Analisem quais são as ameaças mais comuns no Brasil.
  • Quais regiões do planeta terra são suscetíveis a outros tipos de ameaça?

ii. Ao terminar o preenchimento, cada grupo apresenta os resultados para a turma e chegam a um consenso sobre as ameaças para a escola.