Título da campanhaRisco de desastre! Podemos reduzí-lo?

ObjetivoPromover um debate sobre temas socialmente importantes, relacionados às condições de perigo, vulnerabilidade e riscos nos espaços de vivências das pessoas e da comunidade. Levantar e conhecer a percepção dos estudantes, e das pessoas em geral, sobre os riscos socioambientais presentes em seus espaços de vivência. Conhecer as medidas de segurança e prevenção adotadas pelas pessoas.

Público envolvidoEstudantes e professores da educação básica de São João del-Rei e de outros municípios da região, considerando os professores formados na UFSJ e que mantém contato com o GEPEGER. Geralmente, o público compreende jovens do ensino fundamental II e ensino médio, uma média de 600 pessoas nas atividades gerais, como palestras e evento presencial na escola, turnos manhã e tarde. E um número de 08 a 20 estudantes quando atividades de oficinas específicas, com o intuito de construir algo no
coletivo e de debater algum assunto de maneira continuada.

AtividadesContato e convite, por e-mail, para participar do projeto de Extensão e para conhecer os boletins geográficos, em especial o da Pandemia. Distribuição digital do boletim geográfico – Pandemia – para professores de geografia da escola parceira e demais professores ligados ao GEPEGER, atuantes na educação básica em São João del-Rei e em outros municípios. Avaliação dos boletins pelos professores, quanto ao conteúdo, possibilidade de uso como material didático para a geografia e demais áreas do conhecimento na escola e sugestões.

ResultadosA campanha está em andamento. Foram contatadas, por e-mail, 20 escolas estaduais em São João delRei, região entorno e duas escolas particulares. Desses e-mails, dois professores (um de Geografia e
outro de Ciências) retornaram as mensagens querendo saber mais sobre o projeto/campanha. Além
dessas escolas, outras dezenas, de diferentes estados, receberam o Boletim Geográfico e o link para
avalia-lo. Até o momento, 19 responderam ao questionário eletrônico de avaliação do boletim
geográfico – Pandemia. Dentre as respostas, 89,5% indicaram que sim, podem utilizar como material didático e 10,5% indicaram talvez. Dentre as observações dos professores destaca-se “[…] o material é objetivo, crítico, reflexível e extremamente didático. Ele se associa muito bem à minha forma de trabalho” (C. Fontes, Barbacena, MG). O encaminhamento do Boletim geográfico para os alunos, por meio desses professores, pode chegar à 2.250 estudantes.

Outras informaçõesO projeto de extensão, que compreende várias ações, dentre ela a campanha para conhecer e discutir sobre os riscos de desastres e os processos perigosos existentes no espaço de vivência e na cidade, conta com a parceria do Grupo de Estudos e Proposições sobre Habitação de Interesse Social (GEPHIS), do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ.