Um espaço para além do muro da escola – São João Del Rei/MG
Objetivos da iniciativa
Fortalecer os diálogos entre os conhecimentos escolar e acadêmico por meio de atividade de extensão, com foco na ERRD (Educação em Redução de Riscos de Desastres).
Conhecer a percepção dos estudantes sobre o espaço do entorno escolar, relacionada à questão socioambiental, por meio de mapeamento participativo. Promover diálogos e reflexões referentes à questão de alagamentos, inundações e ou deslizamentos, indicados pelos estudantes no mapeamento participativo.
Elaborar, coletivamente, um painel sobre medidas de prevenção e segurança referentes a alagamento e inundação no espaço do entorno escolar.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
- Alunos de escolas do Ensino Médio
- Universitários
- Professores
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
1. Diálogo com a gestão pedagógica sobre a importância e a possibilidade de atividade voluntária e coletiva dos estudantes sobre o tema riscos socioambientais no espaço do entorno escolar.
2. Visita e convite aos estudantes e às estudantes, de todas as turmas, para participarem do mapeamento participativo, disponibilizado no pátio da escola.
3. Acompanhamento e diálogos com os(as) estudantes durante o mapeamento disponibilizado, durante 3 semanas, no pátio da escola.
4. Depois do tratamento das informações, os resultados forma disponibilizados e discutidos em reunião com a gestão escolar e docentes, seguida da divulgação gráfica e qualitativa dos resultados no quadro de aviso da escola Estadual Dr. Garcia de Lima.
5. Reprodução das atividades 1 a 3 em outras duas escolas: Estadual Iago Pimentel e Estadual Governador Milton Campos.
6. Atualmente, preparação da etapa seguinte referente à diálogos e propostas de medidas de prevenção e segurança individual e coletiva, a ser desenvolvida coletivamente e exposta para a comunidade escolar, sobre a questão das inundações e alagamentos na paisagem escolar.
7. (Em Dezembro – Convite aos pais e responsáveis para conhecerem e discutirem o assunto inundação e alagamento no espaço escolar e as medidas de segurança e prevenção. O que cada pessoa pode fazer? O que a escola pode fazer? O que o Estado (prefeitura) pode fazer?
Principais resultados alcançados
Na imagem de satélite, afixada no mural do pátio da escola Estadual Dr. Garcia de Lima, foram registradas 195 intervenções (Foto 1).
A maioria dos lugares indicados como não gostam e querem transformar refere-se aos componentes espaciais: curso d’água poluído, encosta desmatada e erodida, ruas periféricas e mal iluminadas, áreas de inundação, entre outros indefinidos (Foto 2). Além desses aspectos, foram identificados também a localização da “minha casa”, lugar que me divirto, lugares que tenho medo, entre outros (Fotos 3 e 4).
O espaço escolar apareceu como lugar que os jovens gostariam de transformar também, embora o foco do trabalho fosse para além do muro escolar.
Os lugares que gostam compreendem: campo de futebol, campus da universidade, pracinhas e centros comerciais como shopping e a escola.
Sobre o espaço escolar, as informações foram comunicadas à direção e docentes. Algumas das questões apresentadas no mapeamento participativo, e registradas na caixa de sugestão, passaram a ser consideradas na proposta da nova gestão escolar, iniciada em 2023.
Houve participação ativa dos(as) estudantes. Esse fato reforçar a importância da ação e indica a necessidade de continuidade das atividades e debate sobre os riscos decorrentes do alagamento e inundação na paisagem escolar, suas causas, fatores e condicionantes físico-naturais e sociais. Esses diálogos possibilitam conhecer a percepção dos(as) estudantes sobre o tema, bem como construir novos conhecimentos sobre a interação sociedade-natureza, alterações climáticas, riscos de desastres e os impactos na escala local-global.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
Universidade Federal de São João del-Rei, por meio do projeto de Extensão intitulado “Conhecimentos e ações educativas para a prevenção e redução de riscos ambientais III”, e as escola Estaduala Dr. Garcia de Lima, Escola Estadual Ministro Gabriel Passos e Governador Milton Campos.
Nesta campanha são apresentados apenas os resultados da escolar Estadual Dr. Garcia de Lima.