Um espaço para além do muro da escola – São João Del Rei/MG
Atividades desenvolvidas e principais resultados
Na imagem de satélite, afixada no mural do pátio da escola Estadual Dr. Garcia de Lima, foram registradas 195 intervenções (Foto 1).
A maioria dos lugares indicados como não gostam e querem transformar refere-se aos componentes espaciais: curso d’água poluído, encosta desmatada e erodida, ruas periféricas e mal iluminadas, áreas de inundação, entre outros indefinidos (Foto 2). Além desses aspectos, foram identificados também a localização da “minha casa”, lugar que me divirto, lugares que tenho medo, entre outros (Fotos 3 e 4).
O espaço escolar apareceu como lugar que os jovens gostariam de transformar também, embora o foco do trabalho fosse para além do muro escolar.
Os lugares que gostam compreendem: campo de futebol, campus da universidade, pracinhas e centros comerciais como shopping e a escola.
Sobre o espaço escolar, as informações foram comunicadas à direção e docentes. Algumas das questões apresentadas no mapeamento participativo, e registradas na caixa de sugestão, passaram a ser consideradas na proposta da nova gestão escolar, iniciada em 2023.
Houve participação ativa dos(as) estudantes. Esse fato reforçar a importância da ação e indica a necessidade de continuidade das atividades e debate sobre os riscos decorrentes do alagamento e inundação na paisagem escolar, suas causas, fatores e condicionantes físico-naturais e sociais. Esses diálogos possibilitam conhecer a percepção dos(as) estudantes sobre o tema, bem como construir novos conhecimentos sobre a interação sociedade-natureza, alterações climáticas, riscos de desastres e os impactos na escala local-global.