Educação ambiental como estratégia para a Redução de Risco de Desastres – RRD: os alagamentos e inundações na Comunidade Guaribal – Fortaleza, Ceará

 

 

Esse projeto tem como objetivo principal desenvolver, adaptar e aplicar atividades que envolva a Educação Ambiental como estratégia para a Redução de Risco de Desastres – RRD. 
Como objetivos específicos, nas atividades desenvolvidas especificamente para na Comunidade Guaribal (Fortaleza, Ceará): 
– Analisar o perfil socioeconômico/socioambiental da comunidade; 
– Avaliar a percepção de risco dos moradores quanto aos alagamentos e inundações na Comunidade Guaribal; 
– Identificar os planos individuais dos moradores de enfrentamento e convivência com a ocorrência dos eventos (por meio de mapas, atividade de campo e aplicação de questionários); 
– Chamar atenção de alunos e dos moradores da comunidade que o problema das inundações e/ou alagamentos não são causados “apenas pela chuva”. 
– Contribuir para inserção de práticas de educação ambiental, bem como da cultura de RRD (na perspectiva de “aprender para prevenir”) na comunidade, por meio de Oficinas na Escola de Ensino Fundamental Waldemar Barroso (é válido ressaltar a importância desta escola para a comunidade Guaribal, ao menos 90% dos alunos residem na comunidade, principalmente devido a proximidade). 

 

Na atividade de campo na comunidade Guaribal, foram visitadas 72 famílias, aplicados 72 questionários, alcançando aproximadamente 270 pessoas e distribuídos folders educativos (após a aplicação dos questionários). 
Já as oficinas na Escola foram realizadas no 6ª ano B, com 30 alunos. 

 

– Elaboração do questionário para analisar de um modo geral o perfil socioeconômico/socioambiental da comunidade; 
– Elaboração de “folder educativo” – a criação do folder teve como objetivo facilitar o acesso da comunidade Guaribal aos conceitos e às medidas preventivas e emergenciais das principais ocorrências na região, tais como alagamentos e inundações. O material foi elaborado em linguagem acessível e de forma direta para a população, a partir do estudo, avaliação e coleta de diferentes materiais impressos e virtuais publicados sobretudo pela defesa civil e pelos bombeiros; 
– Atividade de campo – aplicação de questionários e distribuição de folders informativos na comunidade Guaribal para analisar a exposição e vulnerabilidade dos moradores a inundação e alagamentos; 
– A oficina intitulada “Educação Ambiental com ênfase em práticas de Redução de Risco de Desastres (RRD)” – foi trabalhada diversos conceitos, práticas preventivas e emergenciais em educação ambiental relacionadas a alagamentos e inundações. Foram dois encontros, o primeiro sendo uma tarde para discussão de conceitos, avaliação da percepção de risco das crianças, através do diálogo e de atividade, identificação dos planos individuais de enfrentamento e convivência com alagamentos e inundações a partir de atividade escrita e orientações acerca de medidas preventivas e emergenciais. O segundo encontro ocorreu estrategicamente 15 dias após o primeiro dia de encontro, para avaliação da aprendizagem dos alunos a partir de uma atividade prática, simulado de ocorrência de alagamento. Foram confeccionados artesanalmente diversos eletrodomésticos de papelão, madeira entre outros materiais, almofadas, tapetes, além de “cópias falsas” de documentos de vários tamanhos para compor o cenário. 

 

– ATRAVÉS DOS DADOS DO QUESTIONÁRIO com unidade amostral que envolveu 72 famílias (respostas coletadas em 72 questionários) totalizando aproximadamente 270 pessoas, foi analisado a “exposição e vulnerabilidade” e a “percepção dos moradores” da comunidade Guaribal quanto as inundações e alagamentos, ocorridos nos últimos anos. Dentre as informações analisadas está a baixa escolaridade dos chefes da família; os 58% dos domicílios que sofreram algum dano durante as chuvas e nas respostas positivas de prejuízos, as maiores características são rachaduras, paredes muito úmidas, queda de parte do reboco e a entrada de água em residências da comunidade, praticamente todos os anos. 
– A OFICINA “EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) COM ÊNFASE EM PRÁTICAS DE REDUÇÃO DE RISCO DE DESASTRES (RRD)”: primariamente, a oficina foi um ótimo incentivo as atividades ou eventos relacionados a educação ambiental na escola, pois a oficina ministrada na EEEF Waldemar Barroso foi a primeira iniciativa envolvendo educação ambiental no local. E também a partir de foi debatido e aceito a possibilidade de continuação de atividades de EA. Este fato representa um grande avanço para a inserção da cultura de RRD e de EA no bairro, consequentemente na comunidade Guaribal, haja vista o público da escola ser moradores da comunidade. O modelo da oficina, teórico – prática, representou êxito na inserção da EA e da cultura de RRD na escola, resultando na “preparação e instrução básica” de 30 alunos que a partir do momento sabem executar não somente as medidas básicas emergenciais em ocorrências de alagamento e inundação, mas também medidas preventivas. 
– O USO DO FOLDER COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO – O folder distribuído na comunidade, é importante ferramenta de resposta as ocorrências, seja no enfrentamento e/ou convivência com alagamentos e inundações.  Segundo relato dos moradores, 100% nunca receberam (até o momento do campo) algum material do tipo nos últimos anos, mesmo sendo afetados com alagamentos e inundações anualmente. 

 

Outras informações: Esse projeto, faz parte das experiências desenvolvidas pelo Grupo de Estudos GEODESASTRE, LABGEO (Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados – LABGEO) – UECE. 
O grupo de estudo GEODESASTRE (Geoprocessamento, Vulnerabilidade e Redução de Riscos de Desastres), realiza atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão sobre a temática de Redução de Ricos de Desastre – RRD. O grupo vem desenvolvendo atividades desde o ano de 2016. 
Uma das atividades – desenvolver, adaptar e aplicar atividades que envolva a Educação Ambiental como estratégia para a Redução de Risco de Desastres – RRD. Esses resultados, apresentados na comunidade Guaribal, fazem parte da monografia de um dos membros do grupo (Rafael Reis). 
Membros GEODESASTRE – LABGEO: 
Coordenadora do LabGeo: Profa. Dra. Maria Lucia Brito da Cruz; 
Coordenadora do GeoDesastre: Dra. Francisca Leiliane Sousa de Oliveira; 
Graduandos e Graduados em Geografia: Epaminondes Pinheiro Machado, Luciola Silva de Matos, Luís Felipe Xavier Valdivino, Pedro Henrique Juvenal e Rafael Reis dos Santos.