Tripé da preparação para eventos extremos: unindo ensino, pesquisa e extensão na pós-graduação por meio da cartografia social – São José dos Campo/SP
Atividade/ação desenvolvida
- Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
- Cartografia Social
- Descrição
Foi utilizada a jornada de cartografia social, a partir de uma adaptação do nível 3, com realização de mapeamentos e de debates sobre as potencialidades e fragilidades do lugar.
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 25
- Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 10
Atividades desenvolvidas e principais resultados
As atividades foram realizadas a partir do Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE) (apoio: Fapesp – processo 2022/02891-9), que prevê a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão na pós-graduação. No segundo semestre de 2024, as atividades do Projeto COPE foram associadas à disciplina de Sociologia dos Desastres, oferecida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desastres (parceria entre o ICT/Unesp e o Cemaden). No âmbito dessa disciplina houve o preparo teórico dos alunos de pós-graduação, com os conceitos de risco de desastre, vulnerabilidade, capacidade, território e lugar, além da discussão e oficinas aplicadas sobre métodos qualitativos de pesquisa social. Dentre esses métodos, utilizou-se a cartografia social. Os alunos da pós-graduação passaram por treinamentos sobre cartografia social, visitas de campo e aplicaram a atividade de cartografia social junto a alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia, de São Luiz do Paraitinga-SP. As oficinas foram realizadas nos dias 25 de setembro e 16 de outubro de 2024, e contaram com 10 alunos de pós-graduação e 25 alunos do Ensino Médio.
Galeria de imagens
Foto 1
Treinamento em cartografia social junto a alunos do Programa de Pós-Graduação em Desastres
Foto 2
Aula em campo em São Luiz do Paraitinga/SP junto com alunos do Programa de Pós-Graduação em Desastres
Foto 3
Alunos da pós-graduação ministram a oficina de cartografia social junto a alunos de Ensino Médio da Escola Monsenhor Ignácio Gioia, em São Luiz do Paraitinga-SP
Foto 4
Alunos do Ensino Médio da Escola Monsenhor Ignácio Gioia realizam o mapeamento participativo pelos computadores, com apoio de monitores da Pós-Graduação em Desastres (ICT/Unesp-Cemaden)
Foto 5
Alunos da Pós-Graduação em Desastres (ICT/Unesp-Cemaden) e do Ensino Médio (Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gioia) debatem os resultados do mapeamento participativo
Link: vídeo da ação
https://www.instagram.com/p/DBjrxrPvGgH/