Riscos em Perspectiva: o bairro Matosinhos em São João del-Rei (MG) em Maquetes - Cemaden Educação
  • Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Riscos em Perspectiva: o bairro Matosinhos em São João del-Rei (MG) em Maquetes

Uma iniciativa de Escola Estadual Governador Milton Campos

Enviado em 16/12/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 29
  • Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 5

Atividades desenvolvidas e principais resultados

O projeto uniu teoria e prática para promover o entendimento e a conscientização sobre riscos urbanos e ambientais no bairro Matosinhos, em São João del-Rei. Desenvolvido com as turmas do 1º ano do ensino médio em tempo integral da Escola Estadual Governador Milton Campos, sob orientação do professor Rafael César nas aulas de Geografia, o projeto contou com uma etapa inicial de discussão teórica sobre conceitos de risco e urbanização, seguidos por uma fase prática de confecção de maquetes.

Parceria e Apoio Técnico:
O projeto foi realizado em parceria com o grupo de pesquisa GEPEGER da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que contribuiu com orientações técnicas para a análise dos riscos locais. A colaboração com o GEPEGER possibilitou que as/os estudantes tivessem acesso a uma visão aprofundada sobre a realidade socioambiental do bairro em que a escola está inserida, além de reforçar a relação entre a comunidade escolar e o meio acadêmico.

Objetivos:
Identificar e compreender os principais riscos ambientais e urbanos do bairro Matosinhos;
Aplicar os conhecimentos teóricos de Geografia em atividades práticas, facilitando a aprendizagem ativa das/dos estudantes;
Estimular o olhar crítico e investigativo das/dos alunas/os para as questões de segurança e planejamento urbano;

Metodologia:
O projeto começou com aulas teóricas que abordaram a temática dos riscos urbanos e ambientais, onde as/os estudantes discutiram sobre os desafios específicos de Matosinhos. Em seguida, partiram para a construção das maquetes, representando o bairro em escala reduzida e destacando pontos de vulnerabilidade. Essa abordagem prática facilitou a visualização dos problemas estudados e incentivou o desenvolvimento de propostas de mitigação de riscos.

Resultados:
Com essa experiência, as/os alunas/os adquiriram uma compreensão sólida sobre a importância do planejamento urbano e da análise de riscos, capacitando-os a contribuir de maneira ativa para a segurança e o bem-estar da comunidade.

Galeria de imagens

Foto 1

Processo de confecção das maquetes

Foto 2

Processo de confecção das maquetes

Foto 3

Maquete finalizada

Foto 4

Maquete finalizada

Foto 5

Processo de confecção das maquetes

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Alexandre Fleming Ensino Integral – Vargem Grande do Sul/SP
Título: Preservação dos Recursos Hídricos. Objetivos: A preservação ambiental é uma preocupação em todo o mundo, principalmente no que diz respeito aos recursos hídricos. A degradação desses recursos muitas vezes transfronteiriços, pode ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Iris Célia Cabanellas Zaninni – Assis Brasil/AC
A experiência teve uma boa execução, tendo em vista em que todos os envolvidos tiveram uma boa atuação durante a instalação do pluviômetro semiautomático na Escola Estadual de Ensino ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Esperança de Oliveira Saavedra – Mauá/SP
Título:  Nossa Cartilha. Objetivos:  Produzir coletivamente uma e-cartilha, ilustrada pelos alunos, com orientações sobre Educação em Redução de Riscos e Desastres. Público envolvido:  480 alunos, dos anos iniciais do Ensino ...
#AprenderParaPrevenir2018
Defesa Civil – Escola Municipal Professora Eliana Pacheco – Manaus/AM
DEFESA CIVIL NA ESCOLA – DEFENSOR COMUNITÁRIO Objetivos: oferecer a proposta de capacitar a comunidade escolar a contribuir para aumentar a percepção de risco nas comunidades residentes nas áreas propensas ...
#AprenderParaPrevenir2024
Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Uruburetama/CE
#AprenderParaPrevenir2019
E.M. 3 de Agosto – Vitória de Santo Antão/PE
Título:  Educação Ambiental e Sustentabilidade. Objetivos:  Implantar processos didáticos voltados à educação ambiental no contexto escolar, com a ornamentação da escola, reutilizando garrafas pet e materiais reutilizáveis; Implementação de horta; Confecção ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando