Refletindo sobre os alagamentos em ambientes urbanos - Recife/PE - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Refletindo sobre os alagamentos em ambientes urbanos – Recife/PE

Uma iniciativa de Escola Municipal Waldemar Valente

Enviado em 17/11/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

A atividade foi realizada considerando a importância da reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente local e neste sentido, promover a sensibilização sobre os alagamentos e enchentes ocorridas de forma recorrente no entorno da escola:

1º momento: Foi solicitado que algum estudante realizasse a leitura do poema “Enchente” (Cecília Meireles), sendo instigada, após a leitura, uma discussão sobre o tema. Tal discussão será contextualizada à realidade local da comunidade escolar, tornando mais efetivo o processo de aprendizagem;

2º momento: Em seguida foi realizada uma dinâmica utilizando 02 garrafas PET (1 vazia e 1 cheia de lixo), sendo colocado água, objetivando identificar qual enche mais rápido e o porquê.

3º momento: Os estudantes foram convidados a colar no cartaz :“Isso pode…” as atitudes que podem ser feitas durante um alagamento e no cartaz “Isso não pode…” o que não podemos fazer durante situações de emergência (alagamentos, enchentes, inundações).

4º momento: No final da atividade, foi solicitado as crianças a produção de textos ou desenhos sobre o que devemos fazer para evitar alagamentos e nos proteger durante situação de emergência, destacando medidas de PROTEÇÃO e PREVENÇÃO!

Galeria de imagens

Arquivos complementares

  • atividade-Escola-Municipal-Waldemar-Valente_Recife.pdf 1 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Elmano Ferreira Veloso – São José dos Campos/SP
Título:  Rio Comprido e seu patrimônio imaterial. Objetivos:  Conhecer e valorizar a cultura local; Combater a evasão escolar tornando o currículo dotado de contexto, interdisciplinaridade e aprendizagem significativa; Introduzir técnicas de ...
#AprenderParaPrevenir2023
Educação Preventivas em Risco de Desastres e Atuação humana no combate da Mudanças Climáticas – Palmares/PE
#AprenderParaPrevenir2024
Projeto Oficina: “As Aventuras de Prevenção e Clima” – Jaboatão dos Guararapes/PE
#AprenderParaPrevenir2019
Universidade Feevale – E.M.E.F. Prof. Adolfina J.M. Diefenthäler – Novo Hamburgo/RS
Título:  Projeto aTUAção em desastres naturais. Objetivos:  Fomentar ações socioambientais em áreas vulneráveis de Novo Hamburgo. As ações estarão relacionadas aos direitos/deveres socioambientais; e prevenção de danos, Educação Ambiental em Desastres. ...
#AprenderParaPrevenir2020
2º Colégio da Polícia Militar do Ceará Coronel Hervano Macêdo Júnior – Juazeiro do Norte/CE
    Título da campanha: RESPEITE A NATUREZA Objetivo:  CONSCIENTIZAR À COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA FLONA ARARIPE, BEM COMO A PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS CAUSADOS PELO ...
#AprenderParaPrevenir2024
Projeto Águas do Padilha, Gestão de Risco e Desastres Socioambientais: a experiência na rede pública de educação – Curitiba/PR

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações