Projeto Monitorando as chuvas – São Sebastião/SP
Objetivos da iniciativa
Os alunos da Escola Estadual Josepha de Sant”Anna Neves residem nos bairros da Topolância, Olaria e Itatinga em São Sebastião-SP e sofrem frequentemente com inundações e alagamentos. A partir deste contexto foi elaborado o Projeto “Monitorando as chuvas” na Disciplina Eletiva “Conscientização Ambiental”. Os objetivos principais foram:
Construir um instrumento didático que contribua para o desenvolvimento da percepção de riscos dos estudantes na localidade em que eles residem, a partir da Disciplina Eletiva sobre Conscientização ambiental.
Utilizar pluviômetros para monitorar a quantidade de chuva em períodos específicos, permitindo a identificação de padrões de precipitação que possam indicar potenciais riscos de enchentes.
Estabelecer um sistema de alerta antecipado com base nos dados coletados, possibilitando a previsão de eventos de chuva intensa que possam levar a enchentes e alagamentos.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Médio
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
A ideia foi mostrar aos discentes estratégias para monitorar o volume de chuvas na região em que residem, formando então uma rede colaborativa de monitoramento de possíveis áreas de risco. Antes de iniciar a construção de pluviômetros realizamos pesquisas em aula respondendo os seguintes questionamentos: o que é um pluviômetro? Qual a sua finalidade? Como ele é utilizado para monitoramento das constantes chuvas? Com as pesquisas os alunos puderam entender como o pluviômetro é importante para que alertas sobre possíveis desastres possam acontecer (desastres relacionados ao acúmulo de chuvas). Após as leituras das pesquisas e socialização dos resultados encontrados solicitamos aos alunos que trouxessem materiais recicláveis como garrafas pets e separamos os demais materiais para a construção do instrumento. Em aula, iniciamos uma oficina, o professor iniciou a demonstração e os alunos foram seguindo os passos para construção do seu próprio pluviômetro. Para que os alunos entendessem como era a realizada a transformação da quantidade acumulada de chuva de mililitros para metros cúbicos, a professora de química nos auxiliou na tarefa de realização dos cálculos.
Principais resultados alcançados
Foram confeccionados 10 pluviômetros, todos os alunos participaram da oficina até mesmo os alunos que não trouxeram a garrafa pet puderam sentar-se em duplas ou trios e contribuir a sua maneira com a oficina. Após a produção os alunos levaram seus pluviômetros para casa, elaboramos uma planilha para que eles pudessem realizar o monitoramento da quantidade de chuvas, sempre pela manhã e no final do dia caso chovesse, ressaltando a importância do descarte da água para realizar nova coleta, foram orientados ainda que colocassem seus pluviômetros em local aberto e distantes das calhas ou caimento de telhados. A importância de se trabalhar com a confecção de pluviômetros caseiros os alunos puderam entender e trabalhar a percepção de riscos, produzir conhecimento com base em dados científicos observando seus pluviômetros quanto mais cheio, mais próximo do risco de uma inundação ou alagamento, bem como perceber o encharcamento do solo. Desta forma, os alunos compreenderam que com a produção dos pluviômetros caseiros tornaram-se multiplicadores de ideias e levaram conhecimento a outras pessoas que residem no mesmo bairro ou região.