Preservar nosso Rio Palmital - Uma Experiência Transformadora - Colombo/PR - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Preservar nosso Rio Palmital – Uma Experiência Transformadora – Colombo/PR

Uma iniciativa de Secretaria Municipal de Educação de Colombo

Enviado em 17/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa
  • Bacia Escola
  • Descrição

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 230

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Projeto “Preservar o Nosso Rio” – Uma Experiência Transformadora

O projeto “Preservar o Nosso Rio” foi realizado com os alunos do 2º e 5º anos da Escola Municipal Barão de Mauá, envolvendo 230 educandos dos turnos manhã e tarde, sob a orientação das professoras Rafaela da Rocha Saraiva, Beatris Bianchini de Oliveira, Thais Therezio Bueno, Tatiane Pereira da Silva, Daniele Lagos Martines e Hermínia Maria Ortiz de Oliveira.

O objetivo foi conscientizar os alunos sobre a preservação ambiental, com foco no estudo das nascentes e do percurso do rio Palmital. A proposta foi desenvolvida em etapas: inicialmente, os alunos realizaram pesquisas sobre as características do rio e os desafios enfrentados, como poluição e degradação ambiental.

Uma etapa fundamental foi a realização de visitas de campo, organizadas em formato familiar. A escola enviou comunicados às famílias convidando-as a visitar o rio Palmital com seus filhos. Essa abordagem aproveitou o fato de que muitas dessas famílias vivem na área de abrangência da bacia do rio, conectando-as diretamente com a temática do projeto. Durante as visitas, as famílias, junto com os alunos, observaram as condições do rio, identificaram problemas e registraram informações relevantes.

Ao retornarem para a escola, os alunos trouxeram os levantamentos realizados com seus familiares, enriquecendo suas pesquisas e contribuindo para a troca de ideias em sala. Em rodas de conversa, os alunos compartilharam suas observações e discutiram possíveis soluções para preservar o rio. Como resultado prático, foram criadas maquetes representando o percurso do rio e as medidas necessárias para sua recuperação e preservação.

Além disso, foi produzido um livro com registros fotográficos das visitas, promovendo a integração das famílias e destacando a importância da educação ambiental. O projeto foi finalizado com uma exposição que apresentou as maquetes e os registros, permitindo à comunidade escolar conhecer os aprendizados e reflexões dos alunos.

Com uma abordagem interdisciplinar e prática, o projeto despertou nos alunos e suas famílias a consciência ambiental, reforçando a importância da preservação dos recursos hídricos e promovendo uma aprendizagem significativa conectada à realidade local.

Galeria de imagens

Foto 1

Organização dos materiais para a confecção das maquetes.

Foto 2

Confecção das maquetes após visita de campo ao entorno do Rio Palmital.

Foto 3

Finalização das maquetes.

Foto 4

Exposição dos materiais.

Foto 5

Visita ao entorno do Rio Palmital.

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2024
Conexão Criança & Natureza – Jardim de Água e Mel – Colombo/PR
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Monsenhor Ignácio Gióia – São Luiz do Paraitinga/SP
Adolescentes ajudarão na prevenção de desastres naturais em SP A Escola Monsenhor Ignácio Gióia de São Luiz do Paraitinga, Diretoria de  Ensino de Taubaté, participa desde 2014 do Projeto Piloto ...
Formação de um Coletivo de alunos jovens do ensino médio técnico voltado para as pautas das Mudanças Climáticas, Eventos Extremos, Racismo Ambiental e Controle Social dos Royalties no município de Maricá/RJ
#AprenderParaPrevenir2024
Oficina: “Guarda-Chuva da Esperança: Tecendo Sonhos para uma Comunidade Sustentável e Resiliente” – Recife/PE
#AprenderParaPrevenir2024
Aprimorando os saberes da comunidade sobre as abelhas, conhecimento é prevenção! – Curitiba/2024
#AprenderParaPrevenir2020
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma – SC
Título da campanha:  Teatro de Sombras: Conscientização e Prevenção através de sombras e luzes. Objetivo:  Ensinar e conscientizar de forma lúdica, crianças de Educação Infantil e alunos até o ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações