PreservAÇÃO: aprendendo com a Defesa Civil de Juiz de Fora/MG
Atividade/ação desenvolvida
- Outro tipo de atividade/ação educativa
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 3909
- Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 423
- Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 15
- Pessoas da comunidade local - Quantidade: 200
- Agentes de Proteção e Defesa Civil - Quantidade: 7
- Outro(s): Quantidade - Quantidade: 5
Atividades desenvolvidas e principais resultados
A Defesa Civil de Juiz de Fora acredita que as práticas educativas são uma ótima ferramenta para fomentar uma cultura de prevenção aos riscos de desastres e de preservação ambiental. Dessa forma, ao longo de todo ano, são realizadas diversas oficinas com as temáticas de Proteção e Defesa Civil, a fim de desenvolver a percepção de risco e a importância do desenvolvimento sustentável, não só nas escolas, mas em todo o município. Para tanto, é utilizada uma metodologia lúdica, interativa, fazendo uso de materiais audiovisuais e ferramentas didáticas, como teatro de fantoches, jogos, maquetes, brincadeiras e experimentos, o que facilita a fixação do conteúdo, além de permitir que o público-alvo tenha uma participação ativa no processo de aprendizado, não sendo apenas receptores da informação.
Para o ano de 2024, além das práticas descritas, foram comemoradas importantes datas, como o dia mundial da meteorologia e o dia mundial da água, sendo realizadas palestras nas instituições de ensino que possuem aparelhos de pluviômetros automáticos instalados. Durante as apresentações, foi abordado a função do equipamento, sua importância para a sociedade, além de como interpretar corretamente a leitura dos dados (como por exemplo, o que significa a unidade mm/dia) e também, como e onde acessá-los. Ao final, os alunos aprenderam a executar um pluviômetro caseiro (pluviômetro confeccionado com garrafas PET), e tiveram a oportunidade de acompanhar e participar da limpeza dos aparelhos automáticos, além de se cadastrarem para receber os alertas da Defesa Civil.
No que tange às escolas, no ano de 2024, já foram mais de 4300 alunos de 23 instituições de ensino impactados diretamente com essas oficinas, e estima-se que este alcance seja muito superior, visto o poder de multiplicação que cada cidadão possui.
Galeria de imagens
Foto 1
Dia mundial da meteorologia
Foto 2
Oficina – PluviPet
Foto 3
Explicações sobre o funcionamento do pluviômetro automático
Foto 4
Alunos participando da limpeza dos pluviômetros
Foto 5
Blitz educativa