PluviPets e monitoramento participativo de chuvas – São Paulo/SP
Atividade/ação desenvolvida
- Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
- Pluvipet+App
- Descrição
A jornada PluviPet+App foi escolhida por conta das características dos bairros que o Programa Adapta Keraciaba atua, o Jd. Keralux e a Vl. Guaraciaba, onde se localizam ocupações de moradia da população. O território, que fica em uma das áreas de várzea do Rio Tietê, enfrenta enchentes e inundações anualmente e é uma área vulnerável do ponto de vista socioambiental sob várias perspectivas. Localizado da Zona Leste de São Paulo, o KeraCiaba lida com problemas estruturais que impedem e retroalimentam o processo de negligência e não garantia de direitos humanos básicos dos cidadãos, como a ausência de asfaltamento nas ruas, de saneamento e abastecimento de água, a precarização das instituições públicas de ensino, as opções escassas de lazer e cultura, bem como outras problemáticas enfrentadas no contexto das favelas de São Paulo. As enchentes e inundações têm se intensificado nos últimos anos, não somente pelas obras de canalização do córrego e aumento da infraestrutura cinza no bairro de modo geral, mas também pela intensificação dos efeitos das mudanças climáticas.
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 100
Atividades desenvolvidas e principais resultados
Realizamos a jornada do PluviPet+App com crianças e adolescentes com o objetivo de ensinar e aprender sobre monitoramento participativo de chuvas e características do território a partir dos saberes da universidade e da juventude local. A atividade ocorreu no CCA (Centro para Crianças e Adolescentes) do Jd. Keralux com duas turmas de crianças pela manhã e duas turmas de adolescentes no período da tarde, sendo que cerca de 100 alunos foram contemplados ao longo do dia com troca de ideias sobre o que são mudanças climáticas, \”Chuva D+ e D- = desastre?\”, questões sociais e ambientais e a pergunta sobre o que os alunos acham da quantidade de chuvas, se muito ou pouco. Os diálogos evidenciaram a visão das crianças e dos jovens sobre o território, tanto positiva citando o companheirismo e proximidade dos lugares que frequentam, quanto negativa com as chuvas, falta de energia e dificuldades para estudar. Logo em seguida partimos para a montagem dos PluviPets, que tiveram as garrafas previamente cortadas para evitar incômodos, Os participantes colocaram colocando as partes das garrafas, a régua, a água, o corante de forma coletiva. Durante o tempo em que estávamos no CCA choveu, então conseguimos observar a rapidez com que a garrafa enchia, mesmo não captando água num local como o recomendado pelas diretrizes da campanha, tendo em vista que a sede do CCA é uma casa alugada pela prefeitura sem quintal e com poucos espaços abertos para a captação de água. Como resultados é visto que a atividade foi uma porta de entrada para trabalhar o tema das chuvas e inundações com as crianças e adolescentes do CCA Jd. Keralux, a visão da juventude evidencia a potencialidade de construir conhecimentos para o monitoramento e alerta de desastres socioambientais através da ERRD e foi identificado como necessário o retorno da equipe do Adapta para aprofundar o tema, as reflexões, os estímulos ao monitoramento participativo de chuvas e a discussão sobre Justiça Climática e vulnerabilidade no território.
Galeria de imagens
Foto 1
PluviPet exposto à chuva e à laje coberta no CCA – utilizamos corante e a régua encapada com papel contact.
Foto 2
PluviPets montados por uma das turmas da manhã
Foto 3
Lousa com perguntas norteadoras para a discussão antes do preparo coletivo dos PluviPets
Foto 4
Crianças participando da confecção do pluvipet
Foto 5
Crianças participando da confecção do pluvipet
Link: vídeo da ação
https://www.instagram.com/p/DBznWxPvadt/