O solo se comporta como uma esponja – São Sebastião/SP
Atividade/ação desenvolvida
- Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
- A Terra Desliza
- Descrição
Nível 1: Reconhecimento das causas dos desastres, Pesquisa de Ciência: o solo, Pesquisa de Ciência: combinação solo + água, Detetives de sinais: Perigo à vista
Nível 2: Pesquisa de Ciência: solo exposto e solo com vegetação
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 60
Atividades desenvolvidas e principais resultados
O Projeto Escolas Seguras é realizado pelo Instituto Conservação Costeira, em parceria com o CEMADEN Educação. Foi idealizado após a tragédia de fevereiro de 2023, quando ocorreu um dos maiores eventos climáticos do país, que culminou na maior tragédia humanitária e ambiental do município de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.
Com a finalidade de educar jovens para a prevenção de riscos de desastres, esse projeto integra a educação climática e ambiental em 4 escolas públicas da Costa Sul de São Sebastião: Escola Municipal Henrique Tavares De Jesus, em Barra do Sahy, Escola Municipal Walkir Vergani, em Boiçucanga, Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira, em Juquehy e Escola Técnica Estadual, na Vila Sahy.
No módulo “A Terra Desliza”, os alunos aprenderam a interpretar sinais, elementos, fenômenos e impactos ligados a movimentos de massa para a prevenção de desastres junto com as comunidades escolares
Junto com o 4ª ano do Ensino Fundamental I da Escola Henrique Tavares, o Instituto Conservação Costeira realizou uma Palestra/Roda de Conversa sobre movimento de massa (deslizamento, escorregamento, ruptura de talude, queda de barreiras/blocos/rochas), uma saída de campo (visita área afetada por deslizamento) com o objetivo de mapear e identificar os tipos de deslizamentos e as áreas de risco para, no encontro seguinte, realizar a produção dos materiais.
Na atividade “O solo se comporta como uma esponja”, os alunos foram organizados em grupos e receberam esponjas com diferentes tamanhos de poros. Ao mergulharem as esponjas na água, eles puderam observar como a estrutura da esponja influencia a capacidade de absorção e retenção de água, estabelecendo uma analogia direta com os diferentes tipos de solo e suas características de infiltração e armazenamento de umidade. Essa experiência prática proporcionou uma compreensão mais clara sobre os processos naturais que regulam o ciclo da água no solo.
Galeria de imagens
Foto 1
Alunos em atividade “O solo se comporta como uma esponja”
Foto 2
Saída de campo para as áreas afetadas
Foto 3
Palestra sobre Movimentos de Massa