Título do projeto: Mudanças climáticas e riscos de desastres envolvendo pessoas com deficiência visual, em Cuiabá-MT

Fundado em 25 de abril de 1979, o Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) é uma escola filantrópica que alfabetiza em Braille e no Sistema Soroban. Depois de alfabetizadas, as pessoas com deficiência visual são encaminhadas para as escolas regulares, mas continuam com o apoio e suporte do Icemat. Atualmente, a instituição está inserida no campo de uma pesquisa em educação ambiental, onde pesquisadores nos tem provocado a participar das discussões sobre as mudanças climáticas e as pessoas com deficiência visual (PcDV). Neste sentido, vimos na Campanha Conhecer para Prevenir, uma oportunidade de fortalecer a nossa participação.

Número de estudantes envolvidos: 100

Número de turmas envolvidas: 02 turmas, dividas por faixa etária (30 Crianças de 08 às 14 anos;  70 jovens e adultos, acima de 15 anos)

Objetivos
– Promover a inclusão das PcDV no contexto das discussões e pesquisas sobre as mudanças do clima;
– Identificar as dimensões de vulnerabilidade das PcDV, especialmente em situações de risco de desastres, permitindo que a sociedade conheça e compreenda como as suas especificidades podem ser melhor assistidas.

Atividades previstas dentro e fora da escola
– Palestras sobre justiça climática, prevenção de risco de desastres e educação ambiental, realizadas em parceria com a Defesa Civil e pesquisadores do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, da Universidade Federal de Mato Grosso (GPEA/UFMT);
– Construção de material pedagógico inclusivo sobre o tema do projeto. Ex: fascículos pedagógicos em Braille; maquetes e/ou mapas táteis da escola e do bairro onde localiza-se o Icemat;
– Simulações de resgates em situações de risco de desastres.

Principais resultados esperados do projeto
Reconhecendo que barreiras incapacitantes, tais como estigmas, impedem as PcDV de participarem de forma plena, eficaz e igualitária nos assuntos que dizem respeito às suas vidas, esperamos inaugurar um cenário mais inclusivo para essas pessoas, de modo que as suas potencialidades e especificidades sejam reconhecidas e incorporadas na gestão e planejamento de risco de desastres.

Parcerias e envolvimento da comunidade
Para além do Icemat, a proposta não inviabiliza a participação da comunidade do entorno e outras instituições de atendimento às PcDV. Porém, a parceria com a Defesa Civil é imprescindível.