Geodesastres Educação - Belém/PA - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Geodesastres Educação – Belém/PA

Uma iniciativa de Universidade Federal Rural da Amazônia

Enviado em 17/11/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

A utilização dos jogos no aprendizado mostrou-se positiva, visto que a utilização de materiais lúdicos somada a competição entre equipes estimulou uma maior interação entre os discentes, além de possibilitar uma maior fluidez na dinâmica de ensino-aprendizagem e imersão no tema abordado. Observou-se que todos os alunos já tinham obtido contato direto ou indireto com os tópicos abordados. Entretanto, apesar de relatarem ter vivenciado situações práticas do tema, os mesmos sentiram moderada dificuldade em discernir o correto a se fazer durante uma inundação/alagamento ou incêndio urbano, além de demonstrarem encarar estes fenômenos com normalidade. Outrossim, em relação a proximidade do conteúdo com a realidade dos discentes, destaca-se que na atividade de construção do “Mural da prevenção”, 56,25% dos alunos optaram por selecionar imagens que representassem ações que corroboram para a ocorrência de inundações. Isto pode estar diretamente relacionado com o meio que os cerca, visto que, a área no entorno da instituição de ensino está situada em uma planície de inundação ocupada e canalizada, o que corrobora para uma exposição contínua a inundações. Ademais, pode-se pontuar que este formato de ação tem grande potencial na estimulação do protagonismo, pois ao entenderem os processos que podem gerar a ocorrência dos eventos adversos abordados, os alunos puderam ver o seu papel para a redução dos riscos e desastres. Nesse sentido, os materiais desenvolvidos alcançaram o objetivo de abordar essas temáticas de forma didática e lúdica, ensinando conceitos e formas de prevenção antes do desastre e durante do desastre.

Galeria de imagens

Link: vídeo da ação

Arquivos complementares

  • Jogo-da-prevencao-3.pdf 7 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Elmano Ferreira Veloso – São José dos Campos/SP
Título:  Rio Comprido e seu patrimônio imaterial. Objetivos:  Conhecer e valorizar a cultura local; Combater a evasão escolar tornando o currículo dotado de contexto, interdisciplinaridade e aprendizagem significativa; Introduzir técnicas de ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Prof. Ayres de Moura – São Paulo/SP
Pesquisa – Região/Oeste Principais Áreas de Risco Comentários: Áreas de risco: são áreas consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeitas a riscos naturais ou decorrentes da ação antrópica. ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.M. Marechal Costa e Silva – Jaboatão dos Guararapes/PE
Título:  Construindo uma Cidade Resiliente. Objetivos: Compreender como acontece os impactos ambientais na zona urbana e quais as consequências, considerando a forte concentração ea expansão populacional. Entender em que medida as ações ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Profª Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel – Itu/SP
PLANO DE TRABALHO Projeto: “Amigo da Encosta” Descrição da ideia: Mobilizar a comunidade no entorno escolar para ações de redução de riscos e desastres, e propor a criação de ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Prof. Dorival Monteiro de Oliveira – São José dos Campos/SP
Título:  Escola Sustentável “Água de Reuso”. Objetivos: Promover ações de conscientização sobre o uso da água diante das mudanças climáticas e períodos de instabilidade. Ver o reúso como estratégias para períodos ...
#AprenderParaPrevenir2018
E. E. Professor Edir Paulino Albuquerque – Arujá/SP
Educação Ambiental e Prevenção de Desastres Socioambientais     Objetivos: Sensibilizar a comunidade escolar sobre os riscos de desastres socioambientais no bairro;  Proporcionar no ambiente escolar diálogo e reflexão sobre ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando

    Notificações