Formação continuada docente: Educação Ambiental na bacia do rio Palmital -Colombo/PR - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Formação continuada docente: Educação Ambiental na bacia do rio Palmital -Colombo/PR

Uma iniciativa de Universidade Federal do Paraná

Enviado em 29/10/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 16
  • Outro(s): Quantidade - Quantidade: 300

Atividades desenvolvidas e principais resultados

O terço médio da bacia hidrográfica do rio Palmital no município de Colombo/PR, é densamente povoada e grande parte é suscetível a inundações e alagamentos. Desta forma, foram realizadas ações educativas de formação continuada junto a professores/as que lecionam em instituições de ensino públicas, inseridas na bacia, denominadas de “Seminários”. Tendo por objetivo evidenciar as problemáticas socioambientais da bacia do rio Palmital, e como as/os docentes da educação infantil ao ensino fundamental I, poderiam desenvolver projetos de educação ambiental em sala de aula pelo conhecimento adquirido em campo. Os seminários foram realizados pelos membros das equipes dos projetos, Expedições Geográficas e Nimbus na Educação Básica: o Ensino do Clima da Teoria à Prática ambos do Programa Licenciar da UFPR e do projeto de extensão Geografando, através de três módulos (pré-campo, campo e pós-campo) visando empregar suas metodologias de trabalho. Os Seminários foram organizados em 5 encontros pela manhã e 5 encontros a tarde, entre os meses de maio a outubro de 2024. A formação contemplou mais de 300 docentes e teve 3 momentos: 1) aula de pré-campo, de forma assíncrona, através de vídeo gravado sobre conceitos hidrográficos, dinâmica hídrica e de ocupação da região disponibilizado as/aos docentes; 2) aulas em campo com 3 pontos de paradas ao longo da bacia. Para cada ponto visitado, as/os docentes preencheram fichas de campo com objetivo de observar criticamente os locais, refletir e discutir sobre a paisagem e as principais problemáticas presentes; e 3) pós-campo com roda de conversa associando as problemáticas vivenciadas em campo à educação climática. Com esta dinâmica os/as docentes observaram que o assoreamento, o acúmulo de lixo, a proximidade das residências ao rio e a falta da mata ciliar estão entre as principais problemáticas socioambientais. Considera-se que houve impacto e transformação, uma vez que as/os docentes estão disseminando boas práticas em sala de aula, impactando na relação dos seus estudantes com o meio ambiente. Em novembro ocorrerá a “tarde no parque” para socialização das atividades/projetos desenvolvidos nas escolas a respeito das problemáticas socioambientais da bacia Palmital.

Galeria de imagens

Foto 1

Ponto 1 – Margem direita do rio Palmital

Foto 2

Ponto 1 – Margem esquerda do rio Palmital na obra da bacia de detenção

Foto 3

Ponto 2 – Parque Linear entorno do rio Palmital

Foto 4

Ponto 2 – Bosque e nascente

Foto 5

Pós-campo – Educação Climática

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Prof. Juca Loureiro – Espírito Santo do Pinhal/SP
Projeto de Meio Ambiente Em seu Projeto de Meio Ambiente, a escola desenvolve a Educação Ambiental, a preservação de mananciais de água e a recomposição de vegetação, principalmente das ...
O USO SOCIAL DO PLUVIÔMETRO CASEIRO
#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Anibal do Prado e Silva – Taquaritinga/SP
Título: Análise da paisagem do córrego Ribeirãozinho, município de Taquaritinga/SP, à luz dos desastres naturais. Objetivos:  O objetivo deste trabalho é conscientizar os estudantes e a comunidade sobre a importância da preservação ...
#AprenderParaPrevenir2023
ESCOLA MUNICIPAL CAIC DIOGO DE BRAGA – Vitória de Santo Antão/PE
#AprenderParaPrevenir2017
Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso – Cuiabá/MT
Título do projeto: Mudanças climáticas e riscos de desastres envolvendo pessoas com deficiência visual, em Cuiabá-MT Fundado em 25 de abril de 1979, o Instituto dos Cegos do Estado ...
#AprenderParaPrevenir2018
Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins – Guarapuava/PR
Programa Defesa Civil Na Escola: Projeto Prevenção Socioambiental Em Guarapuava Objetivos: promover o conhecimento e construção de ações preventivas em parceria com a educação técnica ambiental e secretarias municipais ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações