Título:  Projeto Vida: Água de Reúso.

Objetivos:  Objetivos Gerais: otimizar o uso da água potável em situações desnecessárias. Conscientizar a comunidade escolar sobre nosso projeto, e como ele pode revolucionar algumas coisas na escola. Objetivos Específicos: utilizar a água de reuso para otimizar os gastos de água potável dentro da comunidade da escola. Reduzir o desperdício de água potável dentro da escola, para fins sustentáveis. Incentivar o uso da água que coletamos por parte dos funcionários.

Público envolvido:  O presente projeto contou com quatro alunos autores, sendo estes: Andrei Rafael; Bryan da Rosa; Carlos de Oliveira e João Felipe (9° ano do ensino fundamental, séries finais). O projeto também contou com a conscientização e ajuda da comunidade escolar.

Atividades realizadas:  Logo ao início do projeto contamos com conversas dialogadas e discussões de ideias. Com isso mais tarde construiu-se cisternas para que fosse possível a coleta e armazenamento da água de reúso (pluvial); para utiliza-las em atividades de menor exigência. Consequente a esse armazenamento, também impedimos a acumulação de água no solo, que poderia causar infiltrações e/ou alagamentos. Para a construção dessas cisternas pedimos ajuda dessas cisternas pedimos ajuda à comunidade, em busca de garrafas pet e também em madereiras, para obter canos de PVC. Confeccionou-se também um pluviômetro caseiro para medir a precipitação pluviométrica dentro do perímetro da
escola. Desenvolvemos algumas oficinas: oficina de reciclagem, onde fizemos um puff de materiais recicláveis; oficinas de consciência verde, onde montamos um pequeno jardim, e com essas oficinas pretendemos demonstrar que cada um pode fazer a sua parte em prol do planeta. Para compartilhar nosso projeto, tivemos algumas apresentações para a escola; e para mostras e feiras científicas.

Resultados:  Nossos principais resultados se devem ao fato de que percebemos (por meio de contas de água) que durante meses com grande coletagem da água da chuva, conseguimos diminuir a quantidade de água potável gasta na escola, já que usou-se a água coletada no lugar da água potável em situações menos exigentes. Percebe-se também que a água já não mais se acumula nos espaços próximos as calhas, o que leva a deduzir que evitamos a acumulação de água em locais onde estão situadas nossas cisternas.

Outras informações:  Temos a intenção de dar prosseguimento no projeto no ano subsequente a esse (2020); também tentou-se obter a parceira de algum órgão que estivesse interessado em nos ajudar, para criar sistemas legais e implanta-los na escola, município ou superior.