Alerta: Chuva na SP-50

 

 

 

Desenvolver sistema de alerta para chuvas na SP-50 já que a  estrada foi pavimentada na década de 50 e acompanha o traçado do Rio Buquira, com muitas curvas e problemas de drenagem, dificultando o deslocamento dos carros em períodos de chuvas. As pessoas arriscam suas vidas ao dirigirem nessas condições já que no verão as chuvas são frequentes e repentinas e não existe acostamento na estrada.

Ensino médio –  autores : 6 alunos do 1° ano.

Projeto em desenvolvimento. 
Pesquisas e desenvolvimento da proposta para a Semana da Ciência e Tecnologia na UNIFESP/ Caravana da Ciências já que a instalação desse sistema pode acompanhar em tempo real a quantidade de chuva acumulada que cai na pista e emitir o sinal de alerta protegendo a população quanto aos riscos  de desastres socioambientais. 

Enchentes, deslizamento de encosta e quedas de árvores são cenas frequentes durante as chuvas na SP-50, rodovia que liga São José dos Campos a Monteiro Lobato. A estrada foi pavimentada na década de 50 e acompanha o traçado do Rio Buquira, com muitas curvas e problemas de drenagem, dificultando o deslocamento dos carros em períodos de chuvas. As pessoas arriscam suas vidas ao dirigirem nessas condições já que no verão as chuvas são frequentes e repentinas e não existe acostamento na estrada.  Diante desse cenário, nosso objetivo é desenvolver um sistema que emite sinal de alerta sobre a intensidade das chuvas na estrada. A ideia é utilizar a infraestrutura do radar de velocidade já existente na rodovia como suporte para as placas sensoriais que monitora a intensidade da chuva. O sistema também é composto de pluviômetro que indica a quantidade de chuva.  A instalação desse sistema pode acompanhar em tempo real a quantidade de chuva acumulada que cai na pista e emitir o sinal de alerta protegendo a população quanto aos riscos  de desastres socioambientais.