Título do projeto/ação: Aprender para Prevenir Desastres Naturais


Número total de alunos envolvidos: 50
Anos/séries envolvidas: 6º, 7º, 8º e 9º ano.

Objetivos: Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção de riscos de desastres naturais e preservação do ambiente na melhoria da qualidade de vida. Incentivar a formação de uma cultura de prevenção de riscos de desastres socioambientais.

Atividades previstas dentro e fora da escola: Serão desenvolvidas atividades de pesquisa, entrevistas, saídas a campo e monitoramento da incidência de chuvas na região. Para apurar as informações coletadas durante o estudo, serão realizadas aulas no laboratório de informática da escola, onde os alunos tabularão os dados obtidos em uma planilha eletrônica. Os dados serão enumerados em tabelas e expressos em gráficos para posterior discussão dos resultados em sala de aula.

Principais esperados do projeto/ação: Em novembro de 2008 os moradores de Blumenau enfrentaram um dos piores desastres da história de Santa Catarina. O excesso de chuva provocou enxurradas e deslizamentos de terra nas encostas dos morros. A catástrofe atingiu a Escola Básica Municipal Professora Julia Strzalkowska, que teve sua sede interditada definitivamente devido ao desmoronamento de partes da estrutura do prédio.  Hoje a escola se encontra instalada em uma área cedida pela Escola de Educação Básica Comendador Arno Zadrozny. Neste contexto, torna-se essencial a participação da escola em projetos de prevenção a desastres naturais, promovendo ações de conscientização da comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente e ocupação de áreas de risco. Pretende-se mobilizar os estudantes para que promovam a redução dos problemas de deslizamentos da comunidade. A proposta será realizada de forma interdisciplinar, buscando a participação efetiva dos alunos, a fim de que os mesmos se tornem agentes de sua aprendizagem e disseminadores de informações sobre os riscos associados aos desastres naturais.

Parcerias e envolvimento da comunidade: Professores, alunos e comunidade.