Educação climática : Mapeamento Pluviométrico Colaborativo – Arujá/SP
Objetivos da iniciativa
Atendendo ao convite do Programa Cemaden Educação, em referência a 7ª edição da Campanha # Aprender Para Prevenir 2023, a E.E.Profª Edir Paulino Albuquerque, se engaja no enfrentamento às mudanças climáticas. Segundo relatos de moradores da cidade de Arujá-SP, constatou-se inundações, devido a fortes chuvas ao longo dos anos, com maior intensidade e volume na estação de verão, no bairro Parque Rodrigo Barreto e área central do município, acarretando interdição de casas, deslocamento de famílias, perdas econômicas e materiais, conforme noticiado pelo jornal Ouvidor em 03 de dezembro de 2022. Esses eventos danosos são motivo de inquietação dos alunos em sala de aula, entre outros transtornos locais vivenciados. Desse modo, a partir das disciplinas curriculares de Matemática, História, Física, Química, Geografia, e Itinerários Formativos, e desenvolvimento prático dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 e 13, pretende-se desenvolver estratégias de consciência cidadã, com o objetivo de sensibilizar e reduzir, os riscos socioambientais nos bairros, desenvolvendo pluviômetros artesanais para monitoramento da precipitação onde residem os estudantes.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Médio
- Comunidade escolar
- Professores
- Outro(s)
- Outros: Pais e responsáveis do alunos.
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
A principal atividade proposta foi a confecção de pluviômetros artesanais, após os primeiros registros na tabela de monitoramento, foram desenvolvidas atividades para leitura, interpretação de volume e conversão de unidade de medida centímetros para milímetros e vice-versa, dos índices pluviométricos coletados nos períodos chuvosos (em andamento).
Principais resultados alcançados
Estímulo dos alunos, por meio da prática educacional a ações reflexivas, críticas e ativas da realidade na qual vivem. Atividade interdisciplinar de conhecimento de fenômenos naturais e/ou humanos em diferentes escalas temporais, curiosidade, senso científico e crítico em relação ao clima.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
Até o presente momento a parceria interna ocorreu entre os diferentes professores das disciplinas de História, Matemática, Química, Física, Geografia e Ciências. Pretende-se, no próximo ano, aprofundar esta atividade com a defesa civil do município e secretaria do meio ambiente.
Galeria de imagens
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/Guilherme-1.jpeg)
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/Larissa-1.jpeg)
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/Pluviometro-quadra.jpg)
![](https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/cemaden-educacao/Rafael-de-Jesus-4-1.jpeg)