Título: Mapeamento das chuvas locais no município de Ubatuba – SP.

Objetivos:  Esse projeto tem o objetivo de envolver os alunos da escola, residentes em diversos pontos da cidade, com o intuito de proporcionar uma vivência prática do estudo do clima e de suas mudanças. A partir da rede pluviométrica para coleta de dados já estabelecida e maior reflexão sobre os primeiros resultados, a intenção é multiplicar a proposta de monitoramento para outras localidades da cidade ao longo de 2020, envolvendo parcerias com outras escolas. Visamos, ainda, a elaboração de mapas temáticos e específicos da espacialização das chuvas e com os resultados gerar uma contribuição para gestão ambiental no município de Ubatuba – SP.

Público envolvido:  Atualmente o projeto conta com 18 alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Contabilidade, um professor, uma coordenadora pedagógica e dois pesquisadores colaboradores. O ingresso aos cursos técnicos da Escola tancredo é feito por meio de processo seletivo (Vestibulinho), portanto, a escola atende a todos os bairros do município.

Atividades realizadas:  Dentro da escola: além das aulas teóricas, foram construídos os pluviômetros, usando o espaço e equipamentos do laboratório de ciências e, de posse dos dados coletados, os resultados foram interpretados por meio de: 1. sistematização das informações em Excel para a produção de gráficos e; 2. ferramentas de geoprocessamento (uso do software Quantum Gis) para confecção de mapas.

Resultados: Para construir a rede pluviométrica do projeto foram instalados 26 pluviômetros construídos com materiais recicláveis em pontos estratégicos para o projeto. Estamos na etapa de avançar na construção de mapas construídos com o software livre QGIS. Concluindo, foram preparadas aulas, apresentações, textos, vídeo aulas e documentos de “passo-a-passo” para cada etapa do projeto. Em 2019, o projeto teve uma continuidade conturbada devido a diversas mudanças contextuais (problemas na sincronização das agendas de professores, alunos e colaboradores), que atrasaram a proposta pensada no início do ano. A pouca análise dos resultados foi feita nesta conjuntura. Mesmo assim, a reflexão feita aponta para sensíveis diferenças de pluviosidade nos bairros do município. A hipótese levantada por uma das colaboradoras (a ser trabalhada futuramente com os alunos) é que tais ocorrências apontem para distintos comportamentos das Bacias Hidrográficas. Vemos também que é necessário padronizar alguns aspectos metodológicos para uma maior sincronia dos diversos pontos coletados.

Outras informações:  Para o ano de 2020 pretendemos estender o projeto iniciado em 2018 para outras escolas e realidades, buscando parcerias com entidades que conduzam iniciativas com as quais nossa proposta tenha similaridade, como, por exemplo, algumas linhas do Plano de Ação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) para o próximo quadriênio.