E.M.E.F. Mercedes Rachid – São José dos Campos/SP
Enviado em 12/11/2019
Título: Projeto Nascentes: “Escola e comunidade cuidando das águas de São Francisco Xavier” (Edição 2019).
Objetivos: Os principais objetivos do projeto são: – ampliar os conhecimentos teóricos e práticos da comunidade escolar para a proteção dos recursos hídricos a partir de ações de estudo e divulgação de projetos de conservação dos recursos hídricos, com ênfase nas nascentes de áreas públicas e privadas do Distrito de São Francisco Xavier do município de São José dos Campos; – promover o protagonismo estudantil e dos professores para implantações de ações efetivas para a proteção das águas em nível local; – desenvolver ações educativas voltadas à sensibilização da comunidade para a proteção dos recursos hídricos e prevenção de riscos de deslizamentos e inundações envolvendo, sobretudo, áreas de proteção permanente; – promover uma rede comunitária e organizações interessadas na proteção das águas e biodiversidade local, aproximando membros da comunidade escolar e externos nos tratamentos dessas temáticas; – alinhar atividades educacionais localmente às ações do Programa Revitalização de Nascentes da Prefeitura de São José dos Campos e globalmente às ações do Programa Hidrológico Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PHI – UNESCO).
Público envolvido: O convite para a realização das ações do Projeto Nascentes é realizado anualmente e de forma ampla na escola para a adesão voluntária dos estudantes, professores e funcionários, sendo um eixo de atuação permanente da escola em contato com o Programa Revitalização de Nascentes da Prefeitura de São José dos Campos. Neste ano de 2019, a participação no Projeto Nascentes, em sua edição “Escola e comunidade cuidando das águas de São Francisco Xavier”, contou mais diretamente com os estudantes dos 7° (turmas A e B, com 76 alunos) e 9° anos (turmas A, B e C, com 78 alunos), sete professores e três funcionários da Unidade Escolar, totalizando 164 pessoas envolvidas na unidade escolar. Ainda, toda a comunidade escolar, que soma 538 estudantes e 40 funcionários, trabalha com temas ambientais relacionados direta e indiretamente à proteção das águas integrando à aptidão e realidade local do Distrito de São Francisco Xavier em diversas disciplinas e o¦cinas do ensino fundamental, do ensino regular e integral, envolvendo estudantes e docentes dos anos iniciais e finais.
Atividades realizadas: As principais atividades realizadas em 2019 foram: – Aulas inseridas no eixo disciplinar de Ciências Naturais: estudo sobre a disponibilidade de água, sobre o ciclo da água e importância dos rios voadores para a região; estudos teóricos e práticos sobre os parâmetros de qualidade da água; fatores para o aumento da frequência e intensidade das secas na região; saneamento básico e riscos biológicos relacionados à sua falta; importância das matas de altitude; importância dos biomas e da preservação dos ecossistemas naturais; o impacto da qualidade da água sobre a biodiversidade local; – Palestras da Dra. Ana Helena Stungiski do Projeto DACNIS sobre biodiversidade e relação da extinção da fauna nativa com a supressão da vegetação e poluição das águas, enfatizando-se: anfíbios e répteis, qualidade da água, consumo consciente e proteção dos ecossistemas naturais; – Plantios de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica na escola; – Visitas às nascentes e afluentes mais próximos à escola (Parque Municipal/Fazendinha): estudo de campo envolvendo observação das condições bióticas e abióticas, registro e relatórios pelos alunos – escrito, fotográfico e vídeo inserido ao Programa Municipal Revitalização de Nascentes; – Participação em atividades de formação em educomunicação por estudantes e professores semeadores diretamente envolvidos no Programa Municipal Revitalização de Nascentes; – Criação de grupo de Whatsapp e Facebook para troca de materiais entre professores e alunos sobre as nascentes; – Condução de entrevistas pelos alunos aos moradores locais sobre os cuidados às nascentes, enfatizando a comunidade escolar, organizações da sociedade civil, governamentais e do setor privado; – Produção de documentário pelos alunos para a participação na 6ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa Revitalização de Nascentes (a ser realizado dia 29 de novembro de 2019); – Ações de limpeza, envolvendo a catação de resíduos sólidos na escola e no entorno; – Visitas à Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETE e ETA) de São Francisco Xavier; – Visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para atividades monitoradas sobre Desmatamento, Queimadas e Mudanças Climáticas; – Participação na Reunião do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier (APA SFX) e estabelecimento de atividades colaborativas como plantio, palestras e oficinas, tendo destaque a oficina de culinária envolvendo a polpa do fruto da Palmeira-Juçara; – Participação nas atividades de observação de aves nas áreas restauradas conduzido e palestras oferecidas pelo SAVE-Brasil.
Resultados: Os principais resultados compreendidos se referem à(ao): – Aprendizagem e satisfação dos estudantes pela integração da vivência prática aos conhecimentos teóricos na área socioambiental no que tange a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade; – Aprofundamento de conteúdos amplos da matriz pelo contato e entendimento direto da realidade local pelos estudantes que envolvem diretamente aspectos preventivos e mitigadores de riscos socioambientais; – Aquisição de novas habilidades pelos estudantes e docentes ligadas à educomunicação (e.g. oratória, produção de textos, formas de divulgação, registros em fotos e vídeos, escolha e edição de materiais para educação ambiental) resultando em um documentário para a 6ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa Revitalização de Nascentes; – Contato dos alunos com moradores e agentes de diferentes setores da sociedade envolvidos na gestão dos recursos hídricos locais; – Continuidade das ações ambientais e fortalecimento dos temas em várias frentes educativas na escola, com ganho de apoio e abertura em níveis maiores da gestão; – Fortalecimento de parcerias construídas pelos professores ao longo dos anos com a comunidade do entorno e representantes de organizações-chave para a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade local, como OSCs e gestores; – Aumento da Qualidade Ambiental da Unidade Escolar, sobretudo pelos plantios de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica (ligando a temática da segurança alimentar à conservação da biodiversidade e da cultura local) e pelas campanhas educativas de limpeza; – Fortalecimento das ações do Programa Municipal Revitalização de Nascentes pela adesão local e comunitária a partir do empenho das ações pela escola e sua inserção no plano político pedagógico, enquanto uma das escolas sustentáveis da rede de ensino; – Aprofundamento dos conhecimentos pelos estudantes sobre causas e consequências, diretas e indiretas, e da complexidade envolvendo escalas geográficas locais à global para a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade. Esse conhecimento subsidia que novas ações e comportamentos individuais e coletivos possam ser tomados pelos participantes e pela escola como um todo.
Outras informações: Em nível federal, as ações se articulam às formações realizadas pelo CEMADEN Educação para os professores da rede municipal em 2018, da SNCT e ampla divulgação da Campanha #AprenderParaPrevenir. A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade (SEURBS) executa o Programa Revitalização de Nascentes desde 2006 visando a proteção e conservação de nascentes localizadas em áreas públicas urbanas, em parceria com a comunidade local, outras secretarias, instituições e empresas (Assista aos vídeos produzidos pelos nossos alunos e saiba mais em: http://nascentes.sjc.sp.gov.br/servicos/programa-revitalizacao-de-nascentes/). Em nível local, ações ainda que pontuais envolveram familiares (produtores rurais e agentes comunitários), organizações da sociedade civil (OSCs: Biblioteca Solidária atualmente por meio do Projeto Arboriza São José; Projeto DACNIS), profissionais e empresários locais (produtores orgânicos, fungicultores, músicos, pousadas), gestores e agentes da APA SFX. Essas ações e relações em nível local são pretendidas à ampliação na continuidade do projeto e das atividades relacionadas nos próximos anos.