Título:  Desafios da relação homem-natureza: Prevenção de riscos e desastres ambientais na comunidade escolar e seu arredor.
Objetivos: Gerais – Através de um trabalho transdisciplinar, espera-se que com o desenvolvimento deste projeto, se promova o aprendizado global e não fragmentado a cerca do tema, e, por meio de estudos, pesquisas e investigações, o alunado seja levado a ser protagonista de sua aprendizagem. Também pretende-se levá-los a compreender que a educação ambiental, é um instrumento de conscientização e mitigação dos danos, causados ao meio ambiente. Apontando que estamos vivenciando um momento extremamente crítico, e de total desequilíbrio e desarmonia entre o homem e a natureza, sendo fundamental este trabalho de conscientização, para que as mudanças frente as questões ambientais ocorram. Objetivos específicos: Explorar o meio ambiente escolar e seu entorno, oportunizando aos alunos a apropriação dos conteúdos relacionados ao tema, para que estes venham a desenvolver competências e habilidades necessárias para uma aprendizagem efetiva e por conseguinte transformadora; Construir e aplicar conceitos em situações reais do cotidiano, na resolução de problemas, bem como na busca de alternativas sustentáveis, promovendo mudanças nos hábitos e atitudes, visando a prevenção de riscos e desastres ambientais na relação homem-natureza.
Público envolvido:  São alunos provenientes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, faixa etária entre 12 a 17 anos, que tem facilidades em interagir e perfil de liderança, sendo estes possíveis agentes transformadores e multiplicadores das ações, junto a comunidade escolar e seu arredor. Turmas envolvidas: 8ºs anos A e B e 1º B do Ensino Médio. 8ºs anos A e B – Rafael Orlando Souza Campos, Thaís Cristina dos Santos, Sarah de Souza Alvarenga, Brenda Oliveira da Silva, Joelma Scarlat Oliveira Zeferino, Raíssa da Cunha Osses, Júlia Osses de Souza, Matheus da Silva Dutra, Rafaela Fernanda Machado, Júlio César Guedes Rodrigues; 1º EMB – Larissa Martins Guimarães, Nicole Fernanda de Sales Alves, Rian Vitor Fernandes Machado, Gabriel Alfredo de Almeida Rodrigues.
Atividades realizadas:  Pesquisa de campo na comunidade e no entorno da unidade escolar (observação); Elaboração de relatórios; Textos expositivos: com os indicadores das possíveis causas, consequências e propostas de intervenção; Aula prática e experimental: construção de higrômetro, verificação da velocidade da água e a erosão, Elaboração de tabela: Medição da Umidade Relativa do Ar; Produção de Vídeos; Elaboração de folheto explicativo: abordando a temática: o que é, como ocorre, causas e consequências, e possíveis intervenções nas ações de prevenção que a situação demanda ( explicativo e de orientação).
Resultados: Dentre os principais resultados que esperamos alcançar está na sensibilização, conhecimento e conscientização da responsabilidade que temos enquanto cidadãos, bem como levá-los a perceber que estes podem ser agentes transformadores e multiplicadores, das ações de prevenção, objetivando a busca pelo equilíbrio na relação harmônica do homem com o meio ambiente.
Outras informações:  Trata-se de um projeto a ser desenvolvido a médio e a longo prazo, apontando não só para a comunidade escolar, como também para a comunidade bairro, que estes podem ser agentes das ações transformadoras, na busca por mudanças na relação do homem com a natureza, visando a conscientização e o engajamento de todos nas questões ambientais. O projeto conta com a parceria direta das professoras Aline Maciel, Cybelle Carvalho de Oliveira e com o apoio da professora Cristiane da Penha Silva, do ex aluno Daniel Fernando e do vice-diretor Odair Aparecido Bispo.