Projeto Aprender para prevenir
Autores: Rafael Picinato Gonçalves, Thiago José de Oliveira
,Maria de Fatima Gonçalves e Franciele Guerra.

Elaboraremos reuniões com os moradores e corpo escolar para discutir os problemas do bairro, instruindo-os sobre a questão “áreas de risco”, prevenção e atenuação, construiremos um mapa ambiental com a comunidade para a identificação dos problemas urbanos.
Temos como objetivo instruir os estudantes da Unidade Escolar e moradores do entorno sobre a questão das áreas de risco, almejando evitar ou minimizar possíveis problemas, e elaborar um mapa de risco que leve em consideração a vivência dos moradores do bairro, para que o mesmo, construído com a comunidade possa auxiliar na resolução eficaz dos problemas apontados.
Para tal resultado ser atingido, devemos seguir três princípios, em primeiro lugar expor a comunidade o significado deste termo, em segundo lugar devemos ouvir a população, para que a mesma, ser vivente e ativo no espaço, possa nos indicar situações de risco do local, em terceiro momento com os dados retirados dos dois estágios iniciais retorná-los a população de forma científica , e apresentá-los aos órgãos responsáveis, para que possam utilizá-los no planejamento. Seguindo os princípios anteriores podemos concluir que nosso trabalho terá exposição do tema “Áreas de Risco” inteirando a população sobre o assunto. Posteriormente construiremos com a população um mapa ambiental participativo., em seguida os dados elaborados serão apresentados a comunidade, escola, instituições públicas e particulares interessadas.

Imagem de Satélite: Área vizinha a Escola.

3

A imagem acima tem a função de facilitar as atividades com os moradores dos bairros adjacentes a Escola Josepha Cubas da Silva. A imagem de satélite facilita o trabalho pois possibilita ao morador visualizar as ruas, vegetações e estruturas do bairro, tornando mais fácil a abstração do mesmo para com o mapa, os moradores se localizam através da imagem podendo descrever potenciais problemas existentes apontando na imagem de forma precisa esses pontos.
A região apresentada na foto esta localizada na periferia da cidade de Ourinhos, tendo por moradores indivíduos da classe trabalhadora, grande parte destes moram a muitos anos nessa região podendo contribuir com relatos de desastres naturais ocorridos no bairro, apontando na foto de satélite estes pontos de forma específica trazendo a essa imagem todo um contexto histórico.

Mapa: Vizinhança da escola.

ourinhos2

Esse é o mapa que utilizaremos como base para a atividade, primeiramente iremos familiarizar a população com a leitura cartográfica, instigando-os a identificar elementos no mapa, como suas casas, rua onde moram, rios, igrejas, escolas, ferrovias, rodovias entre outros. Essa primeira etapa irá garantir a melhor precisão dos dados obtidos, além de garantir eficaz participação da população na atividade. Posteriormente combinaremos com a população quais elementos iremos apontar como áreas de risco, relacionados ao solo, relacionados ao ar, a água, a questões socioeconômicas entre outros. Feitos esses procedimentos a população ira marcar cada elemento no mapa com respectivas cores e elemento semiológico. Depois dessas etapas o mapa será elaborado com o SIG Quantum Gis, e será retornado à população e órgãos de segurança e planejamento publico.