E.E.Prefeito Domingos de Souza – Guarujá/SP
Enviado em 19/11/2019
Título: Compartilhamento de Informações Ambientais e Climáticas a partir das Redes Sociais para o Enfrentamento de Enchentes e Alagamentos no Município de Guarujá-SP.
Objetivos: O presente projeto apresentou a realidade de algumas comunidades do município de Guarujá-SP, que constantemente sofrem transtornos, prejuízos materiais e até mesmo riscos de perdas humanas, provocados por enchentes e alagamentos. Partindo-se dessa questão, o referido projeto visou essencialmente, promover ações facilitadoras para que a população que vive nesses locais, possa ter um melhor gerenciamento dessas situações de riscos, obtendo informações ambientais e climáticas com maior precisão e em tempo real. Nesse sentido, pretendeu-se: – descrever os principais fatores que colaboram para a ocorrência das enchentes e alagamentos nesse local de estudo, bem como promover ações para que a população tenha acesso aos dados das principais variáveis ambientais e climáticas, como índice pluviométrico, altura das marés, entre outras, que podem ser disponibilizadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), pela Diretoria de Portos e Costa da Marinha do Brasil, entre outros órgãos; – utilizar as redes sociais como meio de socialização e compartilhamento de informações ambientais e climáticas disponibilizadas em tempo real, para que as populações que vivem nessas comunidades, possam efetuar ações de enfrentamento e minimizar os impactos causados pelas enchentes e alagamentos.
Público envolvido: O trabalho teve início em março de 2019, com a participação direta de 06 alunos do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), que foram convidados para elaboração, desenvolvimento e divulgação do projeto. No período de desenvolvimento do trabalho, foram efetuados as atividades de socialização e compartilhamento de informações junto à comunidade
escolar.
Atividades realizadas: Para a socialização e compartilhamento de informações ambientais com a comunidade escolar, e também com as comunidades diretamente afetadas pelas problemáticas das enchentes e alagamentos, foram efetuadas interação e expansão de contatos a partir das redes sociais, com envio de mensagens via WhatsApp, Facebook e Messenger. Para obter as informações a respeito dos fenômenos que influenciam nos eventos naturais descritos, foram disponibilizados endereços eletrônicos / links, para acesso aos boletins de alertas e consultas em tempo real.
Resultados: O trabalho resultou em um artigo científico, com elaboração de um pôster e de um vídeo disponibilizado on-line (https://youtu.be/tV-wDW3xkiM). O artigo foi apresentado na Mostra Virtual de Ciências e Inovação Dow 2019, e também na 2ª MoC (Mostra Científica da Diretoria de Ensino – Santos).
Outras informações: Apesar da não comprovação da eficácia da metodologia proposta nesse trabalho, no tocante ao enfrentamento dos eventos naturais descritos com o compartilhamento de informações a partir das redes sociais, visto que não houve ocorrências desses fenômenos no período de divulgação das informações; o estudo contribui para aquisição de informações relevantes referentes aos fatores que colaboram para a ocorrências desses eventos naturais. Futuramente, essas informações poderão ser utilizadas para a criação de aplicativos específicos, melhorando as ações de enfrentamento das enchentes e alagamentos nessas comunidades do município de Guarujá. Essa primeira atividade desenvolvida na escola direcionada especificamente para esses tipos de eventos naturais, poderá servir de suporte para a implantação de novos projetos, alinhados com as propostas da SEE/SP (Inova Educação) para 2020, que prevê a criação de novos componentes curriculares. Nessa perspectiva, já estão sendo avaliadas propostas de projetos para serem desenvolvidos nas áreas das Ciências naturais, principalmente no Ensino Fundamental.