Título:  Liga P.J.H. (Parque Jardim Helena).
Objetivos:  Atuar na construção de conhecimento coletivo e replicar para a sociedade, analisar os impactos ambientais da criação do Parque Jardim Helena, relacionar padrões  limáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Explicar as diferentes formas de uso do solo e identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo,  enfatizando as transformações nos ambientes urbanos, de forma Gamificada.
Público envolvido:  Alunos 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental II – Total 120 Alunos, pais e comunidade local (2018) em 2019 a previsão que a Escola tenha 220 aluno tenhamos 6º, 7º e 8º Anos.
Atividades realizadas:  Participamos do Projeto Primavera X uma gincana nacional em prol do cuidado com as águas e tem o intuito de fomentar o surgimento de equipes comunitárias, lideradas por crianças e jovens, para desenvolverem projetos sobre a preservação de nascentes, riachos, açudes e lagoas. https://primaverax.org.br/. Onde realizamos parcerias com o Instituto Alana e a Escola Estadual Heckel Tavares, com abertura para novos parceiros, realizamos uma caminha ambiental no Córrego São Martinho, coletando lixo e levando informações a comunidade, realizamos um diálogo com a Subprefeitura para uma Instalação de um Ecoponto na Região além da limpeza realizada por eles mesmo no dia da caminhada. Na sala de aula trabalhamos o ciclo das rochas, a classificação de solos, permeabilidade dos solos, o estudo de bacias hidrográficas, e qualidade e o uso dos recursos hídricos, através de contas de água e rótulos de garrafa de água, para compreender o consumo e a necessidade da preservação das águas, biomas, unidades de conservação e Climatologia e a inter-relação entre esses assuntos e em conjunto com todas as disciplinas, a professora de ciências desenvolve inicialmente o projeto de robótica com reciclagem, a uma eletiva de horta e jardim com proposta exponencial de ampliação para o próximo ano.
Resultados:  A participação da comunidade (alunos, pais, moradores, vizinhos etc..), a criação de uma eletiva de horta e jardinagem, uma obra de arte temporária ou seja uma instalação sobre o Rio Tietê da Nascente a Foz realizada pelos alunos, a interação com os meios de comunicação eletrônicos, a conscientização sobre o uso dos recursos conscientes o cuidado com meio ambiente, a necessidade da replicabilidade ver https://www.instagram.com/xligadopjh/
Outras informações:  Em 2019 realizamos parceria com o Instituto Alana. Em 2020 a proposta é criar uma rede de comunicação e parcerias com outras escolas, subprefeitura, institutos e ong’s para ampliação de diálogos nos projetos a serem desenvolvidos. Participar novamente do projeto Primavera X, ampliar as plantações de árvores e plantas nativas, participar da virada ambiental.