E.E.F. Profª Augusta Dutra de Souza – Brusque/SC
Enviado em 04/11/2020
Título da campanha: Todos Juntos contra o Covid-19.
Objetivo: Informar e orientar como prevenir-se contra a Covid-19, sem esquecer de observar buscando minimizar seus impactos sociais e emocionais nos alunos e comunidade durante a quarentena.
Público envolvido: Alunos do Ensino Fundamental (com maior participação do 3º ano A e C ), familiares e professores. Cerca de 500 À 600 pessoas.
Atividades: Assim que a notícia da paralisação das aulas pelo Covid-19 chegou, a primeira preocupação foi em como informar de forma clara e didática as crianças e a comunidade, para que pudessem se proteger, mas também, evitando o pânico desnecessário que só viria atrapalhar naquele momento. Foi confeccionado um “Painel Explicativo”, com o tema “Você sabe quem eu sou?”, contendo informações e orientações de prevenção e cuidados referentes ao vírus Covid-19 e a pandemia de 2020. Com este material foram formadas rodas de conversa com os aluno, à fim de, transmitir informações de esclarecimento, prevenção e cuidados. Hoje, este painel se encontra em exposição logo na entrada da escola para que toda a comunidade em torno possa ter acesso logo na chegada. Além é claro, do uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, orientação ao distanciamento social e medição de temperatura para terem acesso à secretaria da escola. Com o estender-se do tempo de isolamento surgiram novas preocupações, agora quanto a, como estaria o emocional e o psicológico das crianças e suas famílias. Foram acrescentadas mais duas ferramentas para tornar possível uma avaliação diagnóstica e enfrentamento: 1º Interdisciplinalizando com as disciplinas de Língua Portuguesa e História, os alunos do 3º ano A e C, depois de assistirem as vídeo-aulas gravadas pela professora, realizaram um projeto sobre Fatos e Fontes Históricas. Cada aluno confeccionou um “Diário da Quarentena de 2020”, a fim de, registrar sua vivência no evento histórico da Covid-19, devendo conter tudo referente e relevante à pandemia como; reportagens, desenhos, suas rotinas, sentimentos, etc. 2º Foi realizada uma pesquisa com as famílias para escolha de um dia e horário acessível aos pais, para que estes também possam acompanhar uma live semanal com as turmas, chamada de “O dia de matar a saudade”. Foi escolhido sexta-feira às 19:30. Neste dia, as atividade são mais lúdicas como; contar de histórias, jogos, dinâmicas…, um momento de aprender, compartilhar experiências e se relacionar com os colegas e professores. Inspirado nos trabalhos destas lives, foi produzido um vídeo com título “Estamos vencendo!”, onde as crianças apresentam seus trabalhos realizados durante a quarentena e, divulgado nas redes sociais. Esse vídeo tem por objetivo contagiar, a quem assista, com a disposição e esperança que as crianças tem enfrentado este momento.
Resultados: Pode-se perceber pelo envolvimento das crianças e família quantos frutos colhidos. Relatos de como alguns e seus pais passaram pela doença, alunos que tiveram país que entraram em depressão mas venceram e estão bem. Mesmo ainda tendo alguns a serem alcançados.
Outras informações: Com essa experiência inédita vivida, muita coisa poderá continuar a se usar no próximo ano, como usar a tecnologia que temos à nossa disposição. Aprendemos a usá-la em nosso favor nesses momentos de desastres. As medidas de higiene também precisarão permanecer através da continuidade de trabalho e orientação. Com certeza, para o próximo ano, essas lições não poderão ser deixadas de lado. E, o projeto e a conscientização precisarão continuar.