E.E. Dep. Joaquim Gouveia Franco Júnior – São Paulo/SP
Enviado em 25/01/2017
Relato (DE Leste 5)
Nossa escola está localizada na parte baixa da rua Vitor Hess, nº 51, no bairro V. Industrial no município de São Paulo. O fundo do terreno da escola fica bem próximo a um canal que deságua no Córrego do Oratório que por fim chega ao Rio Tamanduateí. Quando a chuva é intensa este córrego e o canal não suportam a quantidade de água, enchem e transbordam causando vários prejuízos para a comunidade local e para quem precisa passar pela região, além do risco de doenças devido a proliferação de insetos nas áreas alagadas e animais nocivos à saúde. Este é um problema antigo que ocorre devido à falta de responsabilidade e conscientização de alguns moradores locais, que jogam lixo nas ruas, na escola, no córrego e no canal. A enchente do início deste ano derrubou novamente o muro da escola e a água invadiu o terreno, a secretaria da escola e contaminou a horta.
No ano de 2016 algumas atividades foram propostas pelos professores junto à comunidade e alunos. As ações estavam atreladas ao Projeto Ler e Escrever da SEE, os alunos divulgaram as ações por meio de cartazes, panfletos e pesquisas pela internet, resultando em exposições para a comunidade.
Para o ano de 2017 iremos criar uma comissão que envolva alunos, funcionários, professores e comunidade com o objetivo de conscientizar e preveni-los sobre os desastres causados pelas enchentes e o descarte irregular de lixo. O cronograma das ações segue abaixo:
1º Semestre: convite e envolvimento de todos aqueles que gostariam de participar da comissão e breve estudo da problemática da escola e entorno.
2º Semestre: Após a consolidação do grupo, pensaremos em ações práticas de conscientização e prevenção dos problemas da escola e faremos uma possível parceria com a Defesa Civil e Instituto Geológico para a capacitação do grupo.
Foto 1: Alagamento em Março de 2016.
Foto 2: Muro derrubado pela enchente, depósito de entulho e queima de lixo realizados pelos moradores.
Foto 3: Alunas do 4º ano confeccionando os cartazes que foram expostos para a comunidade.