E.E. Cristiano Barbosa e Silva – Barreiros/PE
Enviado em 09/11/2016
Educação em Prevenção de Riscos e Desastres
Enfoque para a Micro Bacia
Hidrográfica do Rio Una/Carimã em Barreiros – PE
Quando nos projetamos para essa região geográfica que faz parte da Planície Litorânea, encontramos um forte desequilíbrio ambiental na Bacia do Rio Una/Carimã, que começam nas suas cabeceiras até os baixos cursos, em especial a Cidade dos Barreiros. Nascentes que tem sido colocadas em risco de extinção pela prática do desmatamento que se faz geralmente para a expansão imobiliária, da monocultura canavieira e pecuária, haja vista que as propriedade é grandes e pequenos latifúndios explorativos dos recursos naturais, solo e água.
A visível falta da mata ciliar desencadeia um sistema erosivo intenso que levam parte do solo para o leito do rio provocando a trágica consequência do assoreamento, que reduz o rio a uma simples calha para o transporte de água, dificultando a vazão, haja vista que os altos índices pluviométricos da região geram um volume de água muito alto, que necessita de uma compensação ambiental para que os rios deem conta. A falta desta compensação já foi notada com as ultimas enchentes que assolaram a Cidade dos Barreiros.
- Objetivo Geral: Estudar áreas relevantes da Bacia do Rio Una/Carimã em Barreiros, do ponto de vista geo ambiental relacionando-as com a ocupação e a exploração humana.
- Atividades: fomentar debates construtivos sobre a ocupação, cargas de resíduos
sólidos e líquidos que resultem em ações para o desenvolvimento sócio ambiental com sustentabilidade na região. Para todo este fim, contar -se-á com os professores e alunos da Escola Cristiano Barbosa e Silva, poder público, população e demais voluntários, além de recursos humanos e técnicos das demais Institui ações publicas e privadas com inicio dos trabalhos previstos para a primeira quinzena do mês de Novembro de 2016.