Tema: “Educação em prevenção de riscos de desastres”
Título: Aquecimento Global e Efeito Estufa

Introdução

O aquecimento do planeta, com efeito, parece estar diretamente relacionado ao efeito estufa, causado pelo aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Isso ocorre, como se sabe, principalmente por causa da queima maciça de combustíveis fósseis, os derivados de petróleo. Além disso, os gases emitidos pela indústria estão aumentando nas camadas altas da atmosfera, o que contribui para o acréscimo da temperatura. Se, como preveem os estudos científicos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera crescer duas vezes e meia até o ano 2075 e a emissão dos gases afanosos continuar no ritmo atual, a temperatura terrestre poderá elevar-se entre 5 e 16 graus. Seria uma calamidade pior do que qualquer outra já experimentada pela espécie humana desde seu aparecimento na face da Terra. As secas, as ondas de calor e os furacões seriam mais frequentes e intensos, talvez subvertendo radicalmente o clima do mundo.

É preciso considerar ainda a relação que pode existir entre os fenômenos da natureza e os desastres que o homem desencadeia. “As perdas que se devem a catástrofes naturais estão crescendo como resultado do aumento da população e de sua concentração em áreas urbanas vulneráveis”, aponta Frank Press, presidente da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. “Durante os últimos vinte anos, esses desastres causaram quase 3 milhões de vítimas e afetaram 800 milhões de pessoas em todo o mundo”, contabiliza. Não que a frequência dessas catástrofes tenha aumentado nos últimos anos. “A ocorrência dos desastres naturais parece ser aproximadamente a mesma do passado”, compara por sua vez o pesquisador Keillis-Berek, da Academia de Ciências da União Soviética. “O que acontece é que agora causam danos maiores por três motivos fundamentais: a explosão demográfica, a proliferação de grandes edificações e a desestabilização do solo nas metrópoles.”

O planejamento do futuro requer uma série de medidas que permitam identificar as zonas mais vulneráveis, organizar melhor o uso do solo, aperfeiçoar o fornecimento de serviços essenciais como água encanada, gás e eletricidade, fazer construções capazes de resistir ao desgaste de seus componentes. E, sobretudo educar as populações para torná-las aptas a se autoproteger e colaborar eficazmente nos trabalhos de salvamento e reconstrução.

Objetivos: Reconhecer o que é Efeito Estufa e Aquecimento Global – Entender o que são desastres naturais e porque ocorrem – Refletir sobre as reações humanas diante de desastres e catástrofes naturais; – Promover uma reflexão sobre ações que diminuem a poluição.

Atividades:

1- Apresentação de vídeo
2- Trabalho de pesquisa em grupo sobre Efeito Estufa e Aquecimento Global; o que são desastres naturais e classificação dos desastres; (http://www.sidec.sp.gov.br/defesacivil/media/OSDownloads/1438375861_DesastresNaturais.pdf)
3- Apresentação e exposição dos trabalhos
4- Criação e apresentação de uma Peça Teatral sobre o tema

Plano de Ação:
– Apresentação de vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=QJTBe3LwKvY)
– Palestra com profissionais da área
– Divulgar para a comunidade escolar os trabalhos que foram feitos pelos alunos, com cartazes, panfletos e teatro.
– Arrecadar mudas de plantas para distribuição no dia da apresentação teatral.

Previsão de início para execução: Março de 2017

PROJETONOVO