E.E. Alexandre Fleming – Vargem Grande do Sul/SP
Enviado em 08/02/2017
Título: TEMPESTADE X ELETRICIDADE
Público-alvo: Ensino Médio – 1º ano A
Caracterização dos alunos: A turma tem 25 alunos frequentes, com diversos níveis de aprendizagem e pouco envolvimento nas atividades diárias.
Caracterização da Escola: A escola (PEI) conta com 22 professores, localizada na parte central da cidade, com total de 263 alunos no Ensino Fundamental e 184 no Ensino Médio. Desenvolve vários projetos entre eles, Palestras Educacionais Palestras Vocacionais, Educação Ambiental, Educação em Saúde e Sexualidade, Intervalo Olímpico, entre outras. Conta também com 13 modalidades diferentes de Matérias Eletivas.
Caracterização da comunidade escolar: A Escola está localizada no centro da cidade e recebe alunos oriundos de todos os bairros e zona rural. De acordo com o questionário sócio econômico realizado em 2015, verificou-se que os alunos pertencem a classe social de baixa renda.
Problematização: Por quê estamos presenciando tantas tempestades pouco observadas em nosso país?
Objetivo geral: – Instigar a iniciação científica;
-Despertar a partir de acontecimentos próximos (regional e local) o interesse por eletricidade e corrente elétrica.
– Propiciar o desenvolvimento das habilidades intrínsecas à investigação científica.
Metodologia de Ensino
Etapas | Objetivos específicos | Conteúdos | Dinâmica das atividades |
1 | Relacionar tempestades e eletricidade | Tempestade e eletricidade | – Apresentação PPt dos últimos acontecimentos ocorridos devido as fortes tempestades na escola, na cidade e na região. – Levantamento dos conhecimentos prévios sobre raios, tempestades, trovões e sua relação com a eletricidade |
2 | Investigar e compreender como funciona uma corrente elétrica | Corrente elétrica | – Realização de experimentos em grupos envolvendo corrente elétrica (fazer um pilha caseira usando a acidez do limão) e elaboração de hipóteses sobre corrente elétrica. – Propor a busca de outros experimentos relacionados com o tema. |
3 | Aplicar os conhecimentos adquiridos no dia a dia | Aquecimento Global | No Laboratório de informática apresentar a questão geradora: Por quê estamos presenciando tempestades pouco observadas em nosso país? Realizar uma Pesquisa Orientada com apresentação de relatório. |
4 | Desenvolver as habilidades de pesquisa, elaboração de hipóteses, análise de resultados e conclusão; | – Tempestade e eletricidade – Corrente elétrica – Aquecimento Global |
Apresentação da conclusão dos grupos sobre a questão geradora e dos experimentos realizados. |
Avaliação:
– Apresentação dos materiais e relatórios solicitados.
– Exposição dos resultados por grupos
– Participação e envolvimento
Referencial teórico:
New York Times, Videos de o Youtube ( trabalhados com a professora Rita Fernandes de Inglês)
– Apostila do aluno 8º ano volume 2;
– Livro didático Ciências da Natureza 9º ano
– Sites: – cienciaemcasa.cienciaviva.
– fisica-energiaesociedade
– pontociencia.org.br
– bloqnews – 15/10/2016
– diplomatique.org.br/artigo – 20/06/2016
Bibliografia:
Motokane, Marcelo Tadeu
Universidade de São Paulo (USP),artigo SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS E ARGUMENTAÇÃO
NO ENSINO DE ECOLOGIA – Revista Ensaio | Belo Horizonte | v.17 n.especial | p. 115-137 | novembro | 2015
Borges, T. (1997). Um estudo de modelos mentais. Investigações em Ensino de Ciências, 2(3), pp. 207- 226.
Guimarães,Y. A. F.; Giordan, M. (2011). Instrumento para construção e validação de Sequências Didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas.
ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F.
Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
RANZANI, Rosangela e PESSANHA, Márlon. Metodologias de Ensino e Avaliação em Sequências Didáticas Produzidas por Professores de Ciências.
IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS
Material utilizado:
– Laboratório de Informática;
– Data Show
– Laboratório de Química (Limão, batata, fios, garra jacaré, led , eletrodo de cobre e de ferro)