Título: Preservação dos Recursos Hídricos.
Objetivos: A preservação ambiental é uma preocupação em todo o mundo, principalmente no que diz respeito aos recursos hídricos. A degradação desses recursos muitas vezes transfronteiriços, pode afetar de maneira muito séria a saúde de milhares de pessoas em países diferentes. É fundamental que a preservação das águas superficiais e subterrâneas seja incentivada e realizada tanto pelos governos quanto pelas pessoas. Nesse projeto, vamos elaborar um cartaz para alertar e conscientizar a comunidade escolar sobre as consequências da degradação dos recursos hídricos, por meio da observação das condições dos rios do nosso espaço vivido.Analisar a condição de um rio do município de Vargem Grande do Sul. Propor formas de preservação ou recuperação desse rio. Elaborar a organização de imagens e textos em um cartaz.

Atividades realizadas: Grupos de 4 a 6 alunos; Escolha de um rio do município para: Avaliar as condições ambientais desse rio (se está poluído, canalizado, se apresenta vegetação ciliar, se suas margens estão desmatadas, etc.); e propor iniciativas que promovam a sua preservação

Resultados: – O registro de informações durante a observação do rio será a principal fonte de informação dos grupos. Durante a observação do rio, os alunos mobilizarão seus conhecimentos em ciências da natureza e ciências humanas. Esses conhecimentos serão essenciais para a melhor compreensão do nível de preservação do rio; – Após a coleta de informações em campo, o grupo pesquisará as condições desse rio no passado. Isso possibilita avaliar a forma como ocorreu a poluição do rio e quais foram as suas consequências, caso o rio esteja poluído. Os sites da câmara e da prefeitura municipais podem fornecer informações sobre o processo de ocupação no entorno do rio escolhido; – Para pesquisar o histórico do rio, os alunos irão consultar em jornais e revistas do município; – Caso seja necessário, entrevistaremos antigos moradores do município. Eles poderão fornecer informações importantes sobre a ocupação do entorno do rio.