Defesa Civil – Escolas Municipais – Rio de Janeiro/RJ
Enviado em 07/08/2017
Título do Projeto: Projeto Defesa Civil nas escolas da cidade do Rio de Janeiro
Relação com desastres: Ações preventivas e percepção de risco
Trata-se de um projeto que tem o objetivo de incorporar de forma transversal ao currículo escolar conceitos de Redução de Risco de Desastre e/ou Acidentes, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, visando o aumento da resiliência comunitária dentro e fora das escolas da Cidade do Rio de Janeiro.
O projeto é realizado em diversas unidades públicas Municipais e Particulares de ensino e propõe-se que professores e coordenadores pedagógicos trabalhem estes assuntos de forma interdisciplinar, utilizando-se de aulas expositivas, projetos extraclasse, momentos lúdicos ou qualquer outra metodologia que o corpo docente ache conveniente e aplicável. Visando estreitar o contato e fomentar o entendimento do tema por parte dos alunos, é realizada no início do ano letivo uma Aula de Percepção e Mapeamento de Risco com servidores da Defesa Civil.
A Cruz Vermelha Brasileira também vai à escola em uma data pré agendada para ministrar uma aula de Noções de Primeiros Socorros. No segundo semestre, a Defesa Civil retorna para realizar um Exercício Simulado de Desocupação para Emergências e, posteriormente, uma cerimônia de encerramento e entrega de certificados. Desde 2013, o projeto Defesa Civil nas Escolas capacitou mais de 11.000 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em cerca de 50 Escolas Públicas Municipais e algumas unidades particulares. Além deste número, outros alunos de idades menores participaram do exercício simulado e também se envolveram no projeto. Enfim, o projeto busca, entre outras coisas: Expor informações sobre ameaças à cidade e suas possíveis consequências; Conscientizar os alunos sobre os diversos tipos de risco característicos da cidade do Rio de Janeiro e as ações pró-ativas de mitigação das vulnerabilidades; Estimular a discussão sobre o tema dentro das residências, no ambiente familiar; Prover noções básicas de Primeiros Socorros aos alunos; Incentivar a formação de uma Cultura de Prevenção na sociedade como um todo.