Defesa Civil – Escola Municipal de Ensino Fundamental Zona Sul – Torres/RS
Enviado em 19/09/2017
Título do projeto: Defesa Civil nas Escolas
Relação com desastres: Ações preventivas e risco geológico
A Cidade de Torres/RS, com seus mais de 35 mil habitantes, possui problemas como qualquer outra grande cidade.
Além disso, o nosso município possui características bastante peculiares. Trata-se de uma cidade espremida entre o mar e a serra que sofreu uma ocupação desordenada durante décadas que ocasionou em uma alta densidade populacional nas encostas dos morros com risco geológico e próximo do Rio Mampituba. Como conseguinte, as chuvas torrenciais de verão provocam graves danos não apenas ambientais e materiais, mas principalmente Danos Humanos, entre os quais os óbitos, causados por Deslizamentos de Encostas e Inundação das áreas de baixada.
O desastre ocorrido no mês de março de 2004, no qual ocorreu a passagem do primeiro furacão que atingiu a costa do Atlântico Sul, chamado de Furacão Catarina, atingindo o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com ventos que chegaram a cerca de 180 km/h.
A tempestade se desenvolveu a partir de um ciclone extratropical, estacionário desde o dia 12 de março. Em 26 de março de 2004, a tempestade alcançou ventos máximos sustentados com velocidades de até 180 quilômetros por hora, definida como de categoria 3 na escala de furacões de Saffir-Simpson. O ciclone ganhou o nome “Catarina” por sua proximidade com a costa do Estado de Santa Catarina.
Ao menos 40 municípios foram atingidos, 35.873 casas foram danificadas e 993 destruídas. Quatro pessoas morreram, pelo menos 518 ficaram feridas e aproximadamente 33 mil pessoas ficaram desabrigadas. Os prejuízos totalizaram aproximadamente R$ 1 bilhão de reais e 14 municípios decretaram Estado de Calamidade Pública. A força do vento arrancou 115 árvores pela raiz.
A Defesa Civil Municipal vem desenvolvendo o Programa de Proteção Comunitária, que engloba os projetos: Capacitação e Treinamento dos Moradores, Sistema de Alerta e Alarme Comunitário e Defesa Civil nas Escolas. Além disso, promoveu o Fortalecimento Institucional.
Isto posto, o Projeto Defesa Civil nas Escolas vem enfatizar as ações com crianças e jovens, criando assim, desde cedo, uma cultura de prevenção e proteção civil, inserindo nas gerações atuais e futuras um comportamento de práticas mais seguras que visam à redução do risco de desastres.