Defesa Civil – E.E. Jardim dos Cisnes – São Bento do Sapucaí/SP
Enviado em 25/09/2018
O AGENTE JUVENIL NA DEFESA CIVIL
– Trabalhar a prevenção de desastres e redução de riscos nos municípios, comunidades e escolas, informando à população o significado, importância e atuação da Defesa Civil nos municípios e no Estado (http://www.defesacivil.sc.gov.br/index.php/cartilha.html);
– Desenvolver, em conjunto com a Defesa Civil do Município, um programa de educação, informação e formação sobre prevenção de acidentes e conduta durante a ocorrência de riscos (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/codec/default.php?p_secao=78)
– Articular ações de formação para a cidadania com as habilidades de História e Geografia das séries focadas;
– Articular ações de prevenção de risco com os Projetos de Vida dos alunos – sejam aqueles focados nas áreas de projeto e construção (engenharia, arquitetura, agrimensura, agronomia etc), sejam aqueles focados nas áreas de segurança e saúde (Policial Militar, Bombeiro Militar, Médicos, Enfermeiros, Administradores Públicos/Políticos em geral) ;
– Realizar treinamento e simulado de situação emergencial de incêndio e evacuação da escola, com alunos, professores e brigadistas da escola.
– Desenvolver, em conjunto com a Defesa Civil do Município, um programa de educação, informação e formação sobre prevenção de acidentes e conduta durante a ocorrência de riscos (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/codec/default.php?p_secao=78)
– Articular ações de formação para a cidadania com as habilidades de História e Geografia das séries focadas;
– Articular ações de prevenção de risco com os Projetos de Vida dos alunos – sejam aqueles focados nas áreas de projeto e construção (engenharia, arquitetura, agrimensura, agronomia etc), sejam aqueles focados nas áreas de segurança e saúde (Policial Militar, Bombeiro Militar, Médicos, Enfermeiros, Administradores Públicos/Políticos em geral) ;
– Realizar treinamento e simulado de situação emergencial de incêndio e evacuação da escola, com alunos, professores e brigadistas da escola.
– Alunos dos 8º e 9º anos, com Projetos de Vida focados nas áreas de projeto e construção (engenharia, arquitetura, agrimensura, agronomia etc), nas áreas de segurança e saúde (Policial Militar, Bombeiro Militar, Médicos, Enfermeiros, Agentes Comunitários, Administradores Públicos, Políticos em geral);
– São cerca de 30 alunos diretamente atuantes na diretiva;
– Toda a Escola será envolvida no projeto, num total de 217 alunos matriculados em 2018;
– Todos serão multiplicadores e formadores de opinião levando os aprendizados e materiais didáticos para suas casas, atingindo suas famílias e tida a comunidade sambentista.
– São cerca de 30 alunos diretamente atuantes na diretiva;
– Toda a Escola será envolvida no projeto, num total de 217 alunos matriculados em 2018;
– Todos serão multiplicadores e formadores de opinião levando os aprendizados e materiais didáticos para suas casas, atingindo suas famílias e tida a comunidade sambentista.
Metodologia:
1ª fase – conscientização/sensibilização:
– Aulas dialogadas com recursos audiovisuais e material gráfico, para “conscientização” e instrumentalização dos alunos (apropriação dos conceitos e métodos de pesquisa) – para todos os alunos da série;
2ª fase – pesquisa de campo:
– Levantamento de dados – sistematização e análise dos dados em gráficos ou relatórios com imagens (elaboração de cartazes, slides em PowerPoint, etc);
– Levantamento prévio de informações e caracterização dos riscos locais – por local (ex.: escola), por bairros e/ou áreas da cidade;
– Fotografar e catalogar áreas de risco; Pontuar os problemas e fazer “relatório”
– Levantamento dos mecanismos de enfrentamento já existentes nas comunidades;
– Levantamento de recursos humanos e materiais;
– Envolvimento de diferentes órgãos no processo de preparação e planejamento de ações;
– Estudo de protocolos de emergências para a Escola e outras situações;
3ª fase – replicação, ações e simulações:
– Conhecimento do “Plano Municipal de Contingências”;
– Organização de grupos de “replicadores”, com alunos de cada uma das turmas da série;
– Realização de Gincanas para que os alunos da escola também recebam (in)formação;
– Realização de simulações de situações de risco na escola.
– Atividades nas comunidades, para orientar e mobilizar os moradores (visitas às residências, “conversas” após as “celebrações religiosas” nas comunidades, etc).
– Aulas dialogadas com recursos audiovisuais e material gráfico, para “conscientização” e instrumentalização dos alunos (apropriação dos conceitos e métodos de pesquisa) – para todos os alunos da série;
2ª fase – pesquisa de campo:
– Levantamento de dados – sistematização e análise dos dados em gráficos ou relatórios com imagens (elaboração de cartazes, slides em PowerPoint, etc);
– Levantamento prévio de informações e caracterização dos riscos locais – por local (ex.: escola), por bairros e/ou áreas da cidade;
– Fotografar e catalogar áreas de risco; Pontuar os problemas e fazer “relatório”
– Levantamento dos mecanismos de enfrentamento já existentes nas comunidades;
– Levantamento de recursos humanos e materiais;
– Envolvimento de diferentes órgãos no processo de preparação e planejamento de ações;
– Estudo de protocolos de emergências para a Escola e outras situações;
3ª fase – replicação, ações e simulações:
– Conhecimento do “Plano Municipal de Contingências”;
– Organização de grupos de “replicadores”, com alunos de cada uma das turmas da série;
– Realização de Gincanas para que os alunos da escola também recebam (in)formação;
– Realização de simulações de situações de risco na escola.
– Atividades nas comunidades, para orientar e mobilizar os moradores (visitas às residências, “conversas” após as “celebrações religiosas” nas comunidades, etc).
– Apresentação dos painéis elaborados pelos alunos com levantamento de situações de risco na cidade
– Dramatização de uma situação de socorro, resgate, ou simulação de ação coletiva em situação de eventos impactantes (como um temporal, ou um incêndio na escola), com causas naturais ou humanas.
– Realização de um simulado de emergência de incêndio na Escola, com atuação dos Agentes Juvenis de Defesa Civil na evacuação do prédio, contagem de alunos e primeiros socorros, assistência aos brigadistas e autoridades.
– Dramatização de uma situação de socorro, resgate, ou simulação de ação coletiva em situação de eventos impactantes (como um temporal, ou um incêndio na escola), com causas naturais ou humanas.
– Realização de um simulado de emergência de incêndio na Escola, com atuação dos Agentes Juvenis de Defesa Civil na evacuação do prédio, contagem de alunos e primeiros socorros, assistência aos brigadistas e autoridades.
Outras informações: Neste Projeto com a EE.Jardim dos Cisnes, a COMDEC está participando ativamente desde as eleições da diretiva, realizamos uma vistoria de área de risco de deslizamento com as crianças, agendamos uma visita no Batalhão do Corpo de Bombeiros, distribuímos materiais educativos recebidos da CEDEC e estamos dando treinamento de Situação de Emergência de Incêndio e Primeiros Socorros aos alunos que vão realizar um simulado na Escola até o final do ano.
Além deste Projeto nesta Escola, a COMDEC está envolvendo outras Escolas Estadual e Municipais no Programa Municipal de Defesa Civil nas Escolas, com visitas de intervenção e distribuição dos materiais educativos CEDEC, realizou um Convênio do “Curso: Defesa Civil – A Aventura”, firmado com a Secretaria de Educação e a Casa Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).
A COMDEC também participou da realização de uma Feira em praça pública de evento chamado “Virando Sustentável”, que aconteceu dias 8 e 9 de junho de 2018, com objetivo de proporcionar encontro, visando a integração da sociedade de São Bento do Sapucaí e região, através da troca de conhecimentos sobre sustentabilidade, qualidade de vida, economia participativa e solidária, etc. A COMDEC participou da feira promovendo o Programa Cidades Resilientes a qual também é signatária, e distribuindo materiais educativos relativo à Proteção e Defesa Civil que foram recebidos da CEDEC para distribuição. A COMDEC também convidou e teve a colaboração de participação do CEMADEM EDUCAÇÃO na feira que participou com exposição de um pluviômetro automático, distribuição de materiais educativos e realização de uma oficina de confecção de pluviômetro artesanal de PET.
Além deste Projeto nesta Escola, a COMDEC está envolvendo outras Escolas Estadual e Municipais no Programa Municipal de Defesa Civil nas Escolas, com visitas de intervenção e distribuição dos materiais educativos CEDEC, realizou um Convênio do “Curso: Defesa Civil – A Aventura”, firmado com a Secretaria de Educação e a Casa Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).
A COMDEC também participou da realização de uma Feira em praça pública de evento chamado “Virando Sustentável”, que aconteceu dias 8 e 9 de junho de 2018, com objetivo de proporcionar encontro, visando a integração da sociedade de São Bento do Sapucaí e região, através da troca de conhecimentos sobre sustentabilidade, qualidade de vida, economia participativa e solidária, etc. A COMDEC participou da feira promovendo o Programa Cidades Resilientes a qual também é signatária, e distribuindo materiais educativos relativo à Proteção e Defesa Civil que foram recebidos da CEDEC para distribuição. A COMDEC também convidou e teve a colaboração de participação do CEMADEM EDUCAÇÃO na feira que participou com exposição de um pluviômetro automático, distribuição de materiais educativos e realização de uma oficina de confecção de pluviômetro artesanal de PET.